Lembo participa da cerimônia de posse de José Nalini na Academia Paulista de Letras

A eleição foi realizada no último dia 14 e o mandato será para o biênio 2007/2008

qui, 21/12/2006 - 20h00 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou nesta quinta-feira, dia 21, da cerimônia de posse de José Renato Nalini como presidente da Academia Paulista de Letras (APL). A eleição foi realizada no último dia 14 e o mandato será para o biênio 2007/2008.

Nalini que substitui Ives Gandra Martins, estudou Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito da PUC-Campinas. Ingressou no Ministério Público de São Paulo, em 1973. Por concurso, passou à magistratura em 1976 e em 1990 exerceu funções na segunda instância, no Tribunal de Justiça. Foi vice-presidente do Tribunal de Alçada e seu presidente na gestão 2003/2004. Participou do processo de criação da Escola Paulista da Magistratura e integrou seu Conselho Consultivo.

Leciona em várias faculdades de Direito desde 1971 e dedica-se ao estudo e ao ensino da Ética Geral e de Profissional. Foi Consultor do Banco Mundial para assuntos de Reforma do Judiciário e Seleção de Juízes.

APL

A Academia Paulista de Letras foi instalada em 27 de novembro de 1909 pelo médico e polígrafo José Joaquim de Carvalho. Teve como primeira sede o Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.

Em 1919, a APL sofreu significativa perda, com a morte de Brasílio Machado de Oliveira, seu primeiro presidente. Na ocasião, sem sede própria, as reuniões da entidade passaram a ser realizadas em uma das salas da residência de Pedro Oliveira Ribeiro Neto, à rua dos Timbiras.

Graças aos esforços dos acadêmicos Pedro Augusto Gomes Cardim, Ulisses Paranhos e Amadeu Amaral, a academia renasceu em abril de 1929. Em 1958 instalou-se na atual sede, no Largo do Arouche. O prédio foi doado pelo Governo do Estado.

Com 40 cadeiras, há uma vaga aberta que pertencia a Sólon Borges dos Reis, falecido em setembro deste ano. Ignácio Loyola Brandão é o candidato. A eleição está prevista para fevereiro de 2007.

Carlos Prado