Lembo participa da apresentação do projeto 1% para um destino

Projeto incentiva a doação de 1% do Imposto de Renda das pessoas jurídicas ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente

sex, 01/12/2006 - 12h24 | Do Portal do Governo

Redirecionar um pequeno percentual do Imposto de Renda para o Conselho da Criança e do Adolescente. Desta forma, os recursos das empresas e contribuintes que iriam para a União, seriam transferidos para o Estado e este, por sua vez, investiria na melhoria de vida das crianças e adolescentes. Este é o projeto 1% para um destino, idealizado pela Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, apresentado nesta sexta-feira, dia 1º, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Cláudio Lembo.

As pessoas jurídicas podem destinar 1% do imposto de renda, enquanto que as físicas, até 6% (do imposto a pagar). Ou seja, não se desembolsaria nada a mais do que já seria descontado pelo Leão. A verba é destinada para o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – Condeca. O valor arrecadado irá para projetos voltados ao desenvolvimento destes menores, financiados e desenvolvidos pelo Conselho. A expectativa de arrecadação neste ano é de R$ 8 milhões.

O governador conclamou os meios de comunicação a se integrarem ao projeto, que, para ele, desburocratiza a máquina pública. Lembo desafiou parceiros do projeto a visitarem a imprensa, na tentativa de divulgar melhor a ação.  “Eu, o Rogério Amato (secretário estadual da Assistência e Desenvolvimento Social) e o José Police Neto (secretário municipal da Assistência e Desenvolvimento Social) vamos correr as redações dos grandes jornais e televisões de São Paulo e pedir, pelo amor de Deus, que ajudem a divulgar o projeto. Precisamos captar um bom dinheiro, que é dinheiro limpo, do suor de todos nós, e levar para as crianças e adolescentes que efetivamente precisam”, destacou. Para Cláudio Lembo é muito mais fácil o município aplicar o dinheiro e o Estado coordenar, do que o Governo Federal. “A burocracia é emperrada em qualquer dos entes federados”, disse.

O valor arrecadado pelos contribuintes e pelas empresas é direcionado ao Condeca. Este, por sua vez, repassa as verbas aos municípios, por meio do Fundo Estadual dos Direitos da Criança. Criado há 14 anos, o Conselho trabalha pela melhoria das políticas públicas estaduais dos menores promovendo encontros, confeccionando estatutos e desenvolvendo parcerias para que eles tenham mais oportunidade.

Para Rogério Amato, todo o dinheiro doado irá para um fundo totalmente transparente. “No momento em que você coloca o dinheiro em algum projeto, você tem o direito de acompanhar. É uma direção bastante boa para usar o dinheiro de uma maneira eficaz”, destacou.

Cerca de 200 pessoas estiveram presentes na apresentação, entre elas o prefeito Gilberto Kassab, o senador Eduardo Suplicy, além dos presidentes dos conselhos municipal e estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, Marcelo Roberto Monello e Delvita Pereira Alves.

Manuela Sá