Lembo institui solenidade de hasteamento das bandeiras nacional e paulista no Palácio Boa Vista

Bandeiras serão hasteadas todo primeiro domingo de cada mês, às 10 horas, no Palácio que fica em Campos do Jordão

qui, 05/10/2006 - 14h37 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo instituiu a solenidade de hasteamento das bandeiras nacional e paulista no Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão. O decreto, publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 5 de outubro, e que entra vigor hoje, institui que as bandeiras serão hasteadas todo primeiro domingo de cada mês, às 10 horas.

A decisão de Lembo tem como objetivo manter acesa a chama do civismo e incentivar o culto aos símbolos nacionais e estaduais.

A solenidade será aberta ao público e deverá contar com participação da Banda da Polícia Militar. De acordo com a diretora do Palácio Boa Vista, Aparecida Aridan Alonso dos Santos, o hasteamento das bandeiras será mais um atrativo para a visitação pública ao Palácio. Ela informou ainda que as escolas municipais e estaduais serão convidadas a participar da cerimônia. O Boa Vista é muito visitado por estudantes.

No dia 3 de setembro, o governador esteve no Palácio Boa Vista para entregar o Espaço Cívico, como parte das comemorações da Semana da Pátria. Na ocasião, o prefeito de Campos do Jordão, João Paulo Ismael, assinou decreto instituindo a solenidade de hasteamento da bandeira nacional todo primeiro domingo de cada mês, às 12 horas, com participação da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.

Bandeiras também serão hasteadas no dia 19 de novembro

De acordo com o decreto, as bandeiras do Brasil e do Estado de São Paulo serão hasteadas pelas maiores autoridades civis e militares presentes, respectivamente.

Caberá à Casa Militar coordenar a solenidade, além de responder pela organização, juntamente com a Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento do Interior-1 (CPI-1), sediado em São José dos Campos.

Já a conservação e manutenção dos mastros do Palácio Boa Vista e das bandeiras ficarão sob a responsabilidade da Casa Civil.

Diariamente, as bandeiras serão hasteadas às 8 horas e arriadas às 18 horas, conforme Lei Federal de setembro de 1971. Elas também poderão permanecer hasteadas durante a noite, desde que devidamente iluminadas.

De acordo com a diretora do Palácio Boa Vista, a iluminação está sendo providenciada para que as bandeiras permaneçam hasteadas durante a noite.

No mês de novembro de cada ano, a solenidade de hasteamento das bandeiras também será realizada no dia 19, às 12 horas, por ser o Dia da Bandeira.

Com grande acervo artístico, o Palácio Boa Vista agenda visitas acompanhadas de monitores de quarta-feira a domingo e nos feriados, das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas. A entrada é gratuita para alunos de escolas públicas municipais e estaduais, desde que agendadas com antecedência, e também para entidades assistenciais, desde que autorizadas.

O Boa Vista fica na Avenida Dr. Adhemar de Barros, 3001, em Campos do Jordão. O telefone para informações é (12) 3662-1122.

Cíntia Cury