Lembo inaugura Unidade Experimental de Saúde da Febem

Atendimento prestado aos adolescentes será realizado em parceria com a Universidade Federal de São Paulo

seg, 18/12/2006 - 13h07 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo inaugurou nesta segunda-feira, dia 18, a primeira Unidade Experimental de Saúde do País voltada ao atendimento de adolescentes infratores com problemas psicólogos e condutas anti-sociais.

A unidade terá capacidade para atender 40 adolescentes, distribuídos em cinco casas, com oito jovens em cada uma. O local também possui quadra poliesportiva, dependências para salas de aula, oficinas para o desenvolvimento de atividades artesanais e artísticas, sala de informática e biblioteca. O custo da obra foi de R$ 2,5 milhões. “Essa é uma maneira nova de tratar o menor infrator. O Governo do Estado tem a consciência que é um valor alto, porém, nós temos a obrigação social e moral de reabilitar esses adolescentes”, detacou o governador.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 25% da população mundial sofre de algum tipo de transtorno mental. Entre crianças e adolescentes, as taxas variam de 13% a 22,5%. A superintendente de Saúde da Febem, Maria Eli Bruno, informou que a cada quatro jovens brasileiros, um apresenta algum grau de comprometimento da ordem de neuroses, psicoses e outras doenças. 

A presidente da Febem, Berenice Gianella, explicou que a Fundação será responsável pela direção e a segurança da unidade e a Universidade Federal de São Paulo por toda a parte de atendimento (psicólogos, médicos e educadores). “Com isso, vamos ensinar para esses jovens, que apresentam problemas anti-sociais, outros valores para que eles possam sair da unidade recuperados”, disse. Berenice informou ainda que até o final de janeiro a Unidade Experimental de Saúde começa a ser ocupada. “Agora, vamos iniciar a capacitação dos funcionários”, disse.

Todo o gerenciamento do local será feito em parceria com a Universidade Federal de São Paulo e com a Associação Beneficente Santa Fé – organização não-governamental. A equipe de funcionários da unidade será chefiada pelo professor doutor de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina, Raul Gorayebe, um dos idealizadores do projeto.

Gorayebe informou que a equipe, com cerca de 75 funcionários, trabalhará em um esquema conhecido como Ambientoterapia, tratamento no qual se utiliza atividades rotineiras do dia-a-dia com objetivo de efetuar intervenções psicológicas que venham a ter efeitos terapêuticos e socializantes. 

O secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, também participou do evento.

Macedo Júnior