Lembo inaugura loja no Palácio Boa Vista em Campos do Jordão

O governador também participou do hasteamento da bandeira no Palácio

dom, 03/12/2006 - 19h08 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou neste domingo (03/12), da inauguração da loja do Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão. A loja venderá desde camisetas até reproduções de obras de arte que integram o acervo do Museu.

A idéia da venda de produtos no Palácio atende a reivindicações dos visitantes (cerca de 50 mil pessoas anualmente), que queixavam-se de não haver lembranças do local.

“Todo o turista gosta de levar uma pequena recordação do lugar que visitou, então, a partir de agora, eles terão a disposição recordações de todos os preços”, observou o governador. As peças da loja variam de R$ 1,50, como pôsters de grandes pintores até R$ 160, como as louças de porcelana.

Estão a venda na loja do Palácio Boa Vista livros de arte publicados pela Imprensa Oficial, além da reprodução das obras de artistas, como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Portinari. Para Lembo, um país se altera quando se tem uma visão estética, quando a casa mais simples tem uma obra de arte. “Isso já dá uma melhoria na própria auto-estima das pessoas”, disse.

Entre as lembranças disponíveis na loja estão cartões-postais, marcadores de livros, canecas, pratos, panelas de foundie e chaveiros; os objetos foram produzidos pelos artesãos da Sutaco.

“A idéia da loja é algo muito bom e teve baixíssimo custo, já que foi feita pela Imprensa Oficial e pela Sutaco. Tenho certeza de que o público vai gostar bastante”, destacou o governador.

O projeto de criação da loja foi desenvolvido pela Secretaria da Casa Civil, em parceria com a Imprensa Oficial (Imesp) e a Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco).

A renda arrecadada com a venda dos artigos da loja será destinada a sua própria manutenção.

Hasteamento da Bandeira 

Além da inauguração da loja, o governador Cláudio Lembo participou da cerimônia de hasteamento da Bandeira, também no Palácio Boa Vista.

A solenidade foi instituída em  decreto publicado no Diário Oficial do dia 5 de outubro. Pelo decreto, as bandeiras serão hasteadas todo primeiro domingo de cada mês. 

A Banda da Polícia Militar executou o Hino Nacional, o Hino da Bandeira e o Hino da Independência. A cerimônia será mais um atrativo para a visitação pública ao Palácio.

Entre os que prestigiaram o evento estavam o secretário-chefe da Casa Civil, Rubens Lara, o presidente da Imprensa Oficial, Hubert Alqueres, o superintendente da Sutaco, Claury Alves da Silva, a primeira-dama do Estado, Renéa Lembo, a viúva do ex-governador Mário Covas, Lila Covas e a sobrinha-neta da pintora Tarsila do Amaral, de mesmo nome.

Manuela Sá