Lembo inaugura Infocentro do programa Acessa São Paulo em São José do Barreiro

Unidade instalada na antiga sede dos Correios é a única forma de acesso público à internet no município

qua, 16/08/2006 - 14h48 | Do Portal do Governo

 O governador Cláudio Lembo esteve nesta quarta-feira, dia 16, no município de São José do Barreiro, região do Vale do Paraíba, onde inaugurou uma unidade do programa Acessa São Paulo. O infocentro foi instalado no antigo prédio dos Correios e é a única forma de acesso público à internet no município.

A unidade está em pré-operação há um mês e já atende cerca de 150 cadastrados. Com a inauguração, este número deve aumentar.

Os jovens são os maiores freqüentadores do Infocentro. “Esse é um programa excepcional. Os jovens, especialmente, devem usar muito o Acessa São Paulo para fazer pesquisas e saber notícias”, afirmou o governador.

A monitora do posto do Acessa São Paulo de São José do Barreiro, Cleide Regiane Pereira Leandro, ressaltou que também os adultos procuram o Infocentro. “Eles acham que computador é um bicho de sete cabeças, mas estão descobrindo que também podem aprender a usar”, disse.

De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, Rubens Lara, essa é a 373ª unidade do programa no Estado e já atendeu mais de 1.200 pessoas no município.

No evento, Lembo relembrou uma época em que o Poder Judiciário destruiu autos de processos antigos. Os da região do Vale Histórico, porém, foram salvos e estão hoje no município de Cruzeiro. De acordo com o governador, esses documentos poderão ser consultados pelo Acessa São Paulo. “Esses autos de processos guardam a história do Brasil”, enfatizou.

O governador também anunciou a destinação de instrumentos musicais para a criação de fanfarra no município.

Após o evento, Lembo visitou uma residência antiga, ao lado do novo Infocentro, a Igreja Matriz, construída em 1881, e a Câmara de Vereadores.

Acessa São Paulo

O programa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com Imprensa Oficial e a Companhia de Processamento de dados do Estado (Prodesp).

Criado em julho de 2000, tem como objetivo promover a inclusão digital, levando os recursos da Internet à população, estimulando o desenvolvimento humano e social. Para viabilizar essa ação foram implantados os Infocentros, espaços públicos com acesso gratuito e livre à Internet. Existem três tipos de Infocentros: Postos Públicos de Acesso à Internet (Popais): unidades instaladas em locais públicos com grande fluxo de pessoas, como postos do Poupatempo e estações de Metrô, trem e ônibus da EMTU; Comunitários: implantados em parceria com entidades da sociedade civil; Municipais: instalados em convênio com as prefeituras.

Cada Infocentro é equipado com computadores Pentium III, ou equivalente, e acesso à internet. Em todo Estado, são 826 mil pessoas cadastradas, que utilizam os 3.000 computadores. Nos seis anos de funcionamento, os 373 postos já realizaram mais de 17 milhões atendimentos.

Jaina Carvalho / C.C.

Leia também:

Lembo visita Hospital Regional do Vale do Paraíba

Governador inaugura posto do Acessa São Paulo no aniversário de São Bento de Sapucaí