Lembo inaugura Espaço Ecumênico no Parque Belém, em São Paulo

Templo faz parte do pacote de desativação do Complexo do Tatuapé

sáb, 30/12/2006 - 13h10 | Do Portal do Governo

O governador Claudio Lembo inaugurou na manhã deste sábado, dia 30, o Espaço Ecumênico do Parque Estadual do Belém. A entrega do templo faz parte da primeira etapa da construção do parque, que substituirá o Complexo do Tatuapé da antiga Febem. 

O espaço tem 150 m², conta com capacidade para receber 120 pessoas (80 sentados e 40 em pé). “Além de ser um local para cultos e manifestações de qualquer corrente religiosa, o espaço servirá ainda para realizar palestras, conferências ou reunião de funcionários”, observou Lembo.  O templo vai funcionar das 8 às 17 horas. No entanto, a visitação somente será aberta quando o Parque do Belém for concluído, ainda no primeiro semestre. O espaço fica na avenida Celso Garcia, 2.231. Será sediado num prédio histórico, construído em 18 como sede de uma fazenda do século XIX.

Em 1903, o prédio foi restaurado pelo engenheiro Francisco de Paula Ramos de Azevedo para abrigar a Eschola Correcional – embrião do que viria a ser o antigo Instituto Disciplinar, décadas mais tarde rebatizado como Febem. O prédio foi usado pelo serviço de manutenção da Febem. No início deste ano, teve a restauração determinada pelo governador Cláudio Lembo.

A desativação

O Espaço Ecumênico e o Parque do Belém fazem parte do projeto de desativação das unidades do Complexo Tatuapé. Atualmente, restam oito unidades de um total de 18 que compunham o complexo – dez delas foram demolidas de março para cá. No passado, as 18 unidades chegaram abrigar 1.600 adolescentes. Hoje, os prédios restantes congregam 416 jovens, para uma capacidade de 545 internos. 

A meta da Fundação CASA é demolir os oito prédios remanescentes até março de 2007, para dar início à segunda fase de implantação do Parque do Belém. O parque terá 255 mil m². Nesta primeira fase, cujas obras ainda estão em andamento, serão concluídos 80 mil m² de área de lazer.

Nesta etapa, está prevista a construção de uma praça de acesso, com marquise, na entrada principal do parque. Além disso, serão construídos

Participaram do evento a presidente da Fubdação C.A.S.A, Berenice Gianella, e a secretária da Justiça e Defesa da Cidadania, Eunice Aparecida de Jesus Prudente.