Lembo homenageia patriarca da Independência, José Bonifácio

Obra completa do Patriarca da Independência, José Bonifácio, está em site lançado esta semana

qui, 07/09/2006 - 11h48 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo e o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab estiveram na Praça do Patriarca na manhã desta quinta-feira, 7 de setembro, para homenagear o patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva. A secretária-chefe da Casa Militar e coordenadora de Defesa Civil, coronel Fátima Ramos Dutra, também participou do evento.

Lembo considera importante que as novas gerações também conheçam e convivam com a história do país.

Na última segunda-feira, o governador participou de evento no Palácio dos Bandeirantes que marcou o início das comemorações da Semana da Pátria. No evento de premiação do concurso ‘José Bonifácio – Um brasileiro à frente do seu tempo’, também foi lançado o site ‘José Bonifácio – Obra Completa’, a exposição ‘José Bonifácio em Documentos’ e houve a entrega da coleção de livros educacionais ‘Fundadores da Nação’.

Site

Desenvolvido por uma equipe de trabalho composta por historiadores, pesquisadores, editores, designers e profissionais de tecnologia da informação, o site www.obrabonifacio.com.br reúne a obra completa do Patriarca da Independência.

Disponibiliza pela primeira vez, gratuitamente, toda a documentação relacionada a José Bonifácio. Ao todo, o site contém as imagens digitalizadas de 10.448 páginas de documentos.

O site foi patrocinado pelas empresas do setor siderúrgico Cosipa e Rio Negro, com apoio da Fasal, todas pertencentes do grupo Usiminas. O projeto contou com investimento de R$ 2 milhões, um dos maiores dos últimos anos na área de história do Brasil.

Cíntia Cury / Macedo Júnior