Lembo fala sobre criação de penitenciária para estrangeiros em São Paulo

Governador falou para cônsules, durante almoço na diretoria da Faap

qui, 26/10/2006 - 17h02 | Do Portal do Governo

 O governador Cláudio Lembo participou nesta quinta-feira, dia 26, de um almoço com representantes da Sociedade Consular de São Paulo na diretoria da Fundação Armando Álvares Penteado, a Faap.

Na ocasião, Lembo falou sobre a criação de uma penitenciária exclusiva para estrangeiros no Estado de São Paulo e pediu a colaboração dos cônsules. “Gostaria de recolher literaturas dos países de origem dos presos, particularmente das línguas mais complexas, espanhol e português são fáceis”, destacou o governador.

Dessa forma, o governo paulista pretende fazer com que os presos estudem e tenham acesso à literatura de seus países.

“Criamos uma biblioteca para os detentos e vamos dar aulas de inglês aos funcionários e presos. Dessa forma, eles serão tratados com todos os direitos humanos”, comentou o governador.

Entre os presentes no almoço, estavam o prefeito Gilberto Kassab, o presidente da Sociedade Consular de São Paulo, Juan Antonio Remedi Silva, o diretor-presidente da Faap, Antônio Bias Bueno Guillon, o diretor do Instituto de Relações Internacionais da Faap, embaixador Sérgio Amaral, o assessor especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado, embaixador Adalnio Senna Ganem, o vice-presidente da Sociedade Consular de São Paulo, Fábio Bicudo e o diretor cultural da Faap, professor Victor Mirshawka.

Penitenciária para estrangeiros

O local funcionará onde atualmente está localizada a penitenciária Cabo PM Marcelo Pires da Silva, no Sudoeste paulista, em Itaí (a 290 quilômetros da Capital).

O governo não precisou investir altos valores para a reforma, pois a penitenciária estava bem conservada. A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) não registra nenhum recente motim ou rebelião em Itaí.

O Estado de São Paulo tem 920 estrangeiros detidos. Destes, 730 são homens; e 190 são mulheres. Só os homens irão para Itaí. Entretanto, aqueles considerados perigosos em penitenciária de segurança máxima, ou os que cumprem pena em regime disciplinar diferenciado (RDD), continuarão detidos onde estão. Caso do chileno Maurício Hernandez Norambuena, que comandou o seqüestro do publicitário Washington Olivetto, em 2002, e está preso em uma penitenciária de segurança máxima no interior paulista. Já as estrangeiras detidas no Estado continuarão distribuídas nos presídios femininos do sistema penitenciário paulista.

A penitenciária de Itaí entrou em funcionamento em 29 de agosto de 2000. Tem capacidade para 900 presos, 792 em regime fechado e 108 em regime semi-aberto. Nesses seis anos, abrigou, em sua maioria, acusados de crimes sexuais. Um dos detidos em Itaí foi Francisco de Assis Pereira, conhecido nacionalmente como o maníaco do parque pelos crimes sexuais que cometera contra mulheres.