Lembo entrega primeiro trem reformado para a Linha F da CPTM

Governador também vistoriou obras de novas estações e do Centro de Controle Operacional da CPTM

qua, 19/07/2006 - 12h00 | Do Portal do Governo

O governador de São Paulo, Cláudio Lembo, sobrevoou nesta quarta-feira, dia 19,  as obras das estações USP Leste, Jardim Helena, Itaim Paulista e Jardim Romano. Após a vistoria, o governador entregou na estação Brás um trem, com oito carros inteiramente reformados, para a Linha F (Brás-Calmon-Viana), que integra o “Programa Boa Viagem”.

O Programa prevê a recuperação, reforma e modernização de 122 trens, o equivalente a um terço da frota da CPTM, que serão entregues gradativamente. O investimento total é de aproximadamente R$ 388 milhões.

“Estamos restaurando todos os trens e vamos construir um grande Metrô de superfície. O Metropolitano de São Paulo vai ser excepcional”, afirmou o governador. Ele informou que no período de um ano todos os trens passarão por reforma. “A população da Zona Leste vai  ter trem de boa qualidade”, disse.  

Lembo ainda vistoriou as obras do Centro de Controle Operacional (CCO). Esse  Centro possibilitará que todo o tráfego de trens das seis linhas da CPTM seja comandado de um único local. Hoje, cada par de linhas tem um centro de controle: Brás (Linhas E e F), Luz (Linhas A e D) e Presidente Altino (Linhas B e C). O governador informou que em setembro as obras do CCO estarão concluídas.  

A centralização do sistema proporcionará inúmeras facilidades, como atendimento mais rápido em caso de ocorrências relativas à circulação no sistema; padronização dos procedimentos operacionais, além de maior entrosamento entre os setores de operação, manutenção e segurança.

Frota reforçada até  2010

O “Programa Boa Viagem” prevê para a Linha F também a reincorporação de 10 trens que hoje estão parcialmente imobilizados e serão totalmente recuperados. Outros 49 em circulação, aos poucos, passarão por trabalhos de revitalização, com a troca de piso, novos bancos, portas, pintura e outros serviços.

Modernização da Linha F

Orçado em R$ 250,6 milhões, o projeto de recapacitação da linha compreende várias intervenções. Na primeira fase, o destaque é para a construção de três novas estações: Jardim Romano, Jardim Helena e USP Leste,  modernização de outras duas (Itaim Paulista e Comendador Ermelino) e  recuperação de trens, que beneficiarão mais de 120 mil usuários/dia.

As obras foram iniciadas dia 16 de março deste ano e deverão ser concluídas em 12 meses.

Estão previstas, ainda, intervenções em via permanente, rede aérea e sistemas de sinalização e telecomunicações, incluindo reformas em subestações elétricas e adaptações em cabines seccionadoras.

Além de melhorar os padrões de confiabilidade, condições de acessibilidade,  conforto e segurança, a recapacitação da linha possibilitará a redução dos intervalos entre os trens de nove para sete minutos nos horários de pico. Com o maior número de trens em circulação, há projeção de que 70 mil novos usuários se incorporem ao sistema.

As três novas estações ganham visual arrojado e serão ligadas às vias públicas por meio de passarelas, abertas 24 horas, atendendo as comunidades locais.

Os projetos estão em conformidade com o Decreto Federal 5.296 e as recentes versões normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 9050/2004 e 14.021/2005, que regulamentam a acessibilidade.

USP Leste

A Estação USP Leste, situada entre as estações Engº Goulart e Comendador Ermelino, facilitará o acesso de estudantes do campus da USP (Universidade de São Paulo). Serão duas entradas, uma pela avenida Dr. Assis Ribeiro, outra pela rua Senador Elói de Souza. Uma passarela ligará ambas as vias públicas, unificando-se em um mezanino. Do lado oposto, a passagem segue até uma portaria da universidade e contará, em sua extremidade, com elevador para portadores de deficiência e uma escada fixa.

  Jardim Helena

A futura Estação Jardim Helena, localizada entre as estações São Miguel Paulista e Itaim Paulista, receberá cobertura estruturada em uma seqüência de arcos, dando um visual diferenciado à região. Passarelas unirão o mezanino às ruas São Gonçalo do Rio das Pedras e Padre Diogo Barbosa. Na plataforma, ligada por escadas rolantes, fixas e um elevador, haverá sanitário para pessoas com deficiências e sala de primeiros socorros. 

Jardim Romano

Projetada entre as estações Itaim Paulista e Engenheiro Manoel Feio, a Estação Jardim Romano terá estrutura e telhado metálicos, um mezanino para as bilheterias, salas operacionais, sanitários públicos e depósito para materiais de limpeza, plataforma, acessada por escadas rolantes, fixa e elevador, área de atendimento ao usuário e sanitário com lavatório e três passarelas de ingresso ao prédio.

Novo CCO

A transferência dos equipamentos dos três atuais CCO’s para o novo prédio, no Brás, acontecerá de forma gradativa. A previsão é que o atual CCO do Brás seja remanejado primeiro. Em seguida, o de Presidente Altino e, por último, o da Luz (com equipamentos totalmente novos). Essas transferências, realizadas sem comprometer a circulação de trens, não devem prejudicar a viagem do usuário.

Os futuros equipamentos do novo CCO, desenvolvidos pelo Consórcio Centro Novo, liderado por Alstom e Bombardier, oferecerão tecnologia de última geração.