Lembo entrega a Ordem do Ipiranga para autoridades do Judiciário

A medalha é a mais elevada honraria do Estado de São Paulo

ter, 14/11/2006 - 18h32 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo entregou na tarde desta terça-feira, dia 14, a Ordem do Ipiranga para autoridades do Judiciário, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes. Ele esteve acompanhado do secretário da Casa Civil, Rubens Lara.

A honraria foi concedida a Celso Luiz Limongi (presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), Caio Eduardo Canguçu de Almeida (vice-presidente do Tribunal de Justiça), Gilberto Passos de Freitas (corregedor-geral da Justiça de São Paulo), Rodrigo César Rebello Pinho (procurador-geral da Justiça do Estado de São Paulo) e Rubens Aprobato Machado (diretor da Escola Superior de Advocacia).

O governador Cláudio Lembo mencionou em seu discurso que o Estado de São Paulo realiza essa cerimônia para honrar os representantes do Poder Judiciário. “É uma instituição fundamental para a democracia e por isso estamos homenageando esses operadores do Direito”, disse o governador. Ele lembrou ainda que a data antecede a Proclamação da República e que a medalha “é uma forma de voltar aos valores de 1891 e faz com que o Estado possa se curvar perante as instituições judiciárias”, concluiu Cláudio Lembo.

A Ordem do Ipiranga é a mais elevada honraria do Estado de São Paulo. Seu objetivo é distinguir cidadãos, brasileiros ou estrangeiros, por seus méritos pessoais e serviços de relevância prestados ao Estado e seu povo.

 Instituída em junho de 1969, a denominação da honraria evoca o episódio máximo da história brasileira ocorrido em São Paulo.

O lema da Ordem é a frase de Dom Pedro: ‘Independência ou Morte’. A primeira outorga ocorreu em 8 de janeiro de 1970.

A Ordem do Ipiranga possui cinco graus clássicos das ordens honoríficas: Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. O Grão-Mestre da Ordem é o governador de São Paulo, cuja insígnia é a Grã-Cruz. Já o Chanceler é o secretário-chefe da Casa Civil.

Carlos Prado