Lembo entrega a Ordem do Ipiranga para autoridades do Judiciário nesta terça-feira

O decreto assinado pelo governador concedendo as medalhas foi publicado no Diário Oficial do dia 27 de outubro

seg, 13/11/2006 - 11h48 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo concede nesta terça-feira, dia 14, a medalha Ordem do Ipiranga para autoridades do Judiciários.

A honraria será entregue às 16 horas no Palácio dos Bandeirantes para o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Celso Luiz Limongi o vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Caio Eduardo Canguçu de Almeida, o corregedor-geral da Justiça de São Paulo, Gilberto Passos de Freitas, o procurador-geral do Estado de São Paulo, Rodrigo César Rebello Pinho e para o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Rubens Aprobato Machado.

A Ordem do Ipiranga é a mais elevada honraria do Estado de São Paulo. Seu objetivo é distinguir cidadãos, brasileiros ou estrangeiros, por seus méritos pessoais e serviços de relevância prestados ao Estado e seu povo.

Instituída em junho de 1969, a denominação da honraria evoca o episódio máximo da história brasileira ocorrido em São Paulo. O lema da Ordem é a frase de Dom Pedro: ‘Independência ou Morte’. A primeira outorga ocorreu em 8 de janeiro de 1970.

A Ordem do Ipiranga possui cinco graus clássicos das ordens honoríficas: Grã-Cruz, Grane Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

O Grão-Mestre da Ordem é o governador de São Paulo, cuja insígnia é a Grã-Cruz. Já o Chanceler é o secretário-chefe da Casa Civil.

O decreto assinado pelo governador concedendo as medalhas foi publicado no Diário Oficial do dia 27 de outubro.