Lembo discute Segurança Pública com Ministério da Justiça e Forças Armadas

Lavagem de dinheiro e serviço de inteligência serão temas de duas reuniões a serem realizadas na próxima quinta-feira

sex, 18/08/2006 - 14h47 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo se reuniu nessa sexta-feira (18/08) com o Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, autoridades das Forças Armadas e da Segurança Pública do Estado, na sede no Comando Militar do Sudeste, zona sul da capital, para reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Segurança Pública em São Paulo.

O GGI tem como objetivo aprimorar o trabalho dos diversos segmentos públicos federais e estaduais que atuam na área da Segurança de São Paulo. A instalação do GGI foi um compromisso assumido por São Paulo em 2003, quando todos os Estados e o Distrito Federal aderiram ao Sistema Único de Segurança Pública (Susp), cujo objetivo principal é integrar as forças de Segurança Pública estaduais e federais para o combate ao crime.

“Prosseguimos os trabalhos que estão sendo realizados continuadamente entre o Governo Federal e o Governo Estadual, porém, de uma forma emblemática, numa demonstração de total integração de todas as estruturas nacionais”, destacou Lembo.

Ele informou que o GGI é composto pelas três  Forças Armadas, Governo Federal e Governo Estadual, por intermédio das Secretarias da Segurança Pública e da Administração Penitenciária. “É apenas uma visão muito nítida e clara de que nós estamos juntos trabalhando pela comunidade”, enfatizou Lembo.

O governador afirmou que durante a reunião muitas decisões foram tomadas, porém, não serão divulgadas neste momento por tratar-se de informações sigilosas, sobre operações de inteligência, treinamento de efetivo e ações de combate ao crime.

Participaram da reunião, os comandantes do Exército Brasileiro, Francisco Albuquerque; do Comando Militar do Sudeste, Luiz Edmundo Maia de Carvalho; Comandante do 8º Distrito Naval, José Carlos Cardoso; Major Brigadeiro do Ar, Aprígio Eduardo de Moura Azevedo; Luiz Fernando Corrêa, da Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp; Saulo de Castro, secretário da Segurança Pública/SP; Antônio Ferreira Pinto, secretário da Administração Penitenciária/SP,  Paulo Lacerda, diretor da Polícia Federal. 

Lavagem de dinheiro é tema da próxima reunião

Lembo anunciou que duas reuniões serão realizadas na próxima quinta-feira, 24 de agosto, às 14 horas, no Comando Militar do Sudeste.

A primeira delas terá como tema a lavagem de dinheiro, com grupos do Ministério da Justiça e 50 órgãos do Governo Federal, articulados pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional. “Isso já acontecia anteriormente, mas agora vamos dar uma integração mais efetiva”, disse o governador. 

No segundo encontro, a ser realizado no mesmo dia e local, será discutido o serviço de inteligência da Segurança Pública paulista, com a presença das Forças Armadas e de representantes do serviço de inteligência da Secretaria Estadual da Segurança Pública, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com o ministro da Justiça, o GGI  já funcionava, porém,  de maneira informal. “A grande notícia é que o Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Pública está funcionando”, disse.

Para Bastos, as reuniões do GGI vão aumentar a qualidade de um processo que já existe de integração entre Estado e Governo Federal, nas áreas de planejamento estratégico, uso intensivo da inteligência, combate à lavagem de dinheiro – que é a causa final do crime organizado. “Isso não vai começar a partir de hoje. Isso é uma coisa que já vem sendo feita”, afirmou.

Para o secretário da Segurança Pública, Saulo Abreu Filho, a integração das forças federais terá papel importante no combate da lavagem de dinheiro, porque é necessário ter estruturas de investigação com acesso ao Banco Central e Ministério da Fazenda, por exemplo, para que se possa rastrear operações financeiras do crime.

Macedo Júnior / Cíntia Cury