Lembo concede Ordem do Ipiranga para Dom Cláudio Hummes

Evento foi realizado no Teatro Municipal de São Paulo

sex, 01/12/2006 - 16h43 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo outorgou nesta sexta-feira, dia 1º, a Grã-Cruz Ordem do Ipiranga para o cardeal Dom Cláudio Hummes. A honraria foi entregue durante almoço oferecido ao cardeal pela Prefeitura de São Paulo, no Teatro Municipal.

Dom Cláudio foi nomeado pelo papa Bento XVI para assumir, no Vaticano, o posto de prefeito da Congregação para o Clero, em substituição ao colombiano Dario Castrillon Hoyos, que renunciou ao cargo ao completar 75 anos.

“Essa honraria é uma demonstração de amor do Estado de São Paulo a esse missionário. Eu tenho a convicção que Dom Cláudio irá permitir um excelente diálogo entre o Vaticano e toda a América Latina”, disse o governador.

Emocionado, Dom Cláudio Hummes agradeceu o governador. “Recebo essa homenagem com carinho muito especial de São Paulo. Sou muito grato a Deus pelo tempo que ele me deu aqui onde desempenhei o sacerdócio por 30 anos”, disse.

Dom Cláudio Hummes terá como principais funções cuidar da formação intelectual permanente do clero, promoção e formação religiosa dos fiéis, sugerir causas de beatificação e canonização, administrar bens eclesiásticos e conceder dispensas do sacerdócio. Ele embarca para Roma neste sábado, dia 2.

Ordem do Ipiranga

A Ordem do Ipiranga é a mais elevada honraria do Estado de São Paulo. Seu objetivo é distinguir cidadãos, brasileiros ou estrangeiros, por seus méritos pessoais e serviços de relevância prestados ao Estado e a seu povo.

Instituída em junho de 1969, a denominação da honraria evoca o episódio máximo da história brasileira ocorrido em São Paulo. O lema da Ordem é a frase de Dom Pedro: ‘Independência ou Morte’. A primeira outorga ocorreu em 8 de janeiro de 1970.

A Ordem do Ipiranga possui cinco graus clássicos das ordens honoríficas: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

O Grão-Mestre da Ordem é o governador de São Paulo, cuja insígnia é a Grã-Cruz. Já o Chanceler é o secretário-chefe da Casa Civil.