Lembo autoriza construção de Centro Receptivo em Cananéia

Centro faz parte de um conjunto de metas para o desenvolvimento integrado do Vale do Ribeira

ter, 07/11/2006 - 17h13 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo autorizou a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico a repassar recursos para a implantação do Centro Receptivo Casa de Referência Caiçara, no município de Cananéia. A decisão está publicada no Diário Oficial desta terça-feira, 7 de novembro.

De acordo com a assessora especial da Secretaria, Anna Carolina Fonseca Lobo de Oliveira, um coreto que já existe na cidade e não é utilizado será reformado e transformado em centro de informações para turistas. O Estado vai repassar R$ 87.000 para a adequação do espaço.

“A idéia é que esse centro receptivo seja diferente dos centros de informações turísticas tradicionais. Ele deverá ter características do Vale do Ribeira”, explica ela. Segundo Carolina Lobo, além de informações para turistas, o centro também deverá comercializar produtos produzidos pela comunidade.

A construção do Centro Receptivo faz parte de um conjunto de metas de um convênio assinado entre o Governo do Estado e o Governo Federal, em dezembro de 2005, para promover o desenvolvimento integrado do Lagamar, região que vai do Vale do Ribeira até o Paraná e envolve os seguintes municípios: Cananéia, Iguape,  Ilha Comprida e Pariquera-Açu.

As outras metas previstas no convênio são a aquisição e operacionalização de uma embarcação, com capacidade para 40 passageiros, para transitar pelo Estuário Lagunar. A embarcação será adquirida pelo município de Ilha Comprida, que já assinou convênio com o Estado para receber os recursos. A implantação de um píer flutuante, que está sendo instalado no município de Iguape. E a capacitação da comunidade, que será feita pela Agência de Desenvolvimento da Mesorregião Vale do Ribeira/Guaraqueçaba, por convênio a ser celebrado.

Composta por Mata Atlântica, a região do Vale do Ribeira tem mais de 50% do território protegido por ser considerado unidade de conservação. Essa situação impede o desenvolvimento industrial das cidades, transformando o ecoturismo numa importante atividade geradora de renda para a população.

Cíntia Cury