Lembo autoriza celebração de convênio entre Educação e Instituto Ayrton Senna

Programas beneficiam alunos da rede estadual de ensino

qua, 18/10/2006 - 17h46 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo autorizou na tarde desta terça-feira, dia 18, no Palácio dos Bandeirantes, a celebração de convênio entre a Secretaria da Educação e o Instituto Ayrton Senna para manutenção e implantação de programas que beneficiam alunos da rede estadual de ensino.

O documento prevê a integração entre o projeto “Escola de Tempo Integral” da Secretaria da Educação com o programa “SuperAção Jovem”, desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna em todo País. Lembo autorizou, também, o aditamento da parceria com o Instituto para manutenção do “Programa Escola da Família”, que em agosto completou três anos.

O convênio foi assinado pela secretária da Educação, Maria Lucia Vasconcelos e pela presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna.

Escola da Família

O Programa Escola da Família, criado em agosto de 2003, prevê a abertura das escolas publicas estaduais nos finais de semana. Cerca de 12 milhões de pessoas passam pelo Programa mensalmente. O total de unidades em funcionamento é de 5,8 mil em todos os municípios paulistas.

As atividades e coordenação de cada escola ficam por conta dos 5,9 mil educadores profissionais. Além destes profissionais, o Programa conta com a estrutura para atender 32 mil educadores universitários, 89 supervisores de Ensino, 90 Assistentes Técnico-Pedagógicos, 5 mil diretores ou professores coordenadores e educadores voluntários.

Todos educadores fornecem aos alunos e pessoas das comunidades, atividades voltadas às áreas esportiva, cultural, de saúde e de qualificação para o trabalho.  O Programa conta com o apoio do Instituto Ayrton Senna, por meio da transferência de sua metodologia de ensino à capacitação dos coordenadores regionais, fornecendo condições para tornar possível o desenvolvimento humano de jovens envolvidos no Programa.

Ao todo, 321 instituições de ensino superior em todo o Estado fecharam parceria com a secretaria de Estado da Educação. Assim, o Programa Escola da Família conta com educadores universitários oriundos da Rede Estadual Paulista de Ensino. As parcerias garantem a eles 100% de gratuidade, sendo 50% da mensalidade paga pelo Estado, limitada a um teto de R$ 267,00/mês, renovável semestralmente e o restante financiado pela própria Universidade.

Escola de Tempo Integral

O projeto Escola de Tempo Integral é desenvolvido em 508 escolas e atende cerca de 148 mil alunos em 230 municípios. Pelo programa, os alunos da 1a a 8a série do ensino fundamental, entram às 7 horas e saem às 16 horas e tem almoço. Somente na grande São Paulo, são 40 mil jovens em 121 escolas.

SuperAção

O Programa SuperAção Jovem é aplicado pelo Instituto Ayrton Senna em todo Brasil desde 2003. Em São Paulo, o projeto é desenvolvido em 2,5 mil escolas e beneficia 200 mil alunos em todo Estado. O programa tem como objetivo capacitar educadores e jovens da comunidade escolar em educação para o desenvolvimento humano.

Cleber Mata