Lembo assiste missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Cerca de 40 mil pessoas acompanharam a celebração da missa em homenagem a padroeira do Brasil

qui, 12/10/2006 - 12h40 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo assistiu, na manhã desta quinta-feira (12/10), à missa em homenagem a padroeira do Brasil, celebrada por D. Raymundo Damasceno Assis, arcebispo metropolitano da Diocese, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Cerca de 40 mil pessoas acompanharam a celebração.

Mais de 110 mil pessoas devem visitar hoje, dia da padroeira do Brasil, a Basílica de Nossa Senhora, localizada no município de Aparecida, no Vale do Paraíba.

A festa de Nossa Senhora tem o objetivo de reviver a devoção que teve início em outubro de 1717, com o aparecimento da Imagem no Rio Paraíba do Sul.

Lembo declarou que visita constantemente a Basílica. “É um grande prazer participar da festa em Aparecida. É uma festa muito bonita e essa é uma tradição em minha família”, disse. 

Em 2005, o Santuário Nacional registrou o movimento recorde anual de 8.197.691 visitantes. Só no dia 12 de outubro foram 155.287 pessoas. O maior movimento num feriado da padroeira foi em outubro de 1996, com 215 mil romeiros.

A Basílica de Aparecida foi declarada oficialmente Santuário Nacional, em 1984, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 1980, ainda em construção, ela foi consagrada pelo Papa João Paulo II.

O prédio em forma de cruz grega, com capacidade para 45 mil pessoas, impressiona por suas grandes dimensões.

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida é o maior santuário mariano (de culto a Maria) do mundo.

Celebração no dia 12 de outubro

A festa da Padroeira do Brasil já foi celebrada em diversas datas: dia da Imaculada Conceição (08/12); 5º domingo após a Páscoa; 1º domingo de maio (mês de Maria); 7 de setembro (Dia da Pátria).

A CNBB determinou, em assembléia geral em 1953, que a festa fosse celebrada, definitivamente, no dia 12 de outubro de cada ano. Essa data foi escolhida por haver associação com a data do descobrimento da América e por coincidir com o Dia das Crianças.

Por ocasião da visita do Papa João Paulo II ao Brasil, o então Presidente da República, General João Batista Figueiredo, promulgou a Lei Nº 6 802, de 30 de junho de 1980, “declarando feriado federal o dia 12 de outubro para o culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida”, conforme consta no Diário Oficial da União de 1º de julho de 1980.