Lembo assina termo de permissão de uso do Teatro Oficina

O decreto foi assinado para a Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona e permite a realização de espetáculos teatrais e eventos culturais

qui, 13/07/2006 - 22h35 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo assinou na noite desta nesta quinta-feira, dia 13, o termo de permissão de uso do Teatro Oficina para a Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona. O espaço, que é dirigido pelo diretor e produtor José Celso Martinez Correa, funciona há 48 anos no bairro do Bixiga, na Capital.

Há 25 anos ocorrem divergências entre o apresentador e empresário Silvio Santos, proprietário de quase todos os imóveis do quarteirão, onde estão o Teatro Oficina e o diretor José Celso. O empresário quer construir um shopping center, enquanto Celso quer preservar o teatro e aumentar para transformá-lo num Teatro Estádio, tal como foi concebido originalmente pela arquiteta Lina Bo Bardi.  O decreto assinado hoje permite a realização de espetáculos teatrais e eventos culturais.

Para o secretário estadual da Cultura, João Batista de Andrade com esse termo o teatro terá uma solução definitiva, uma vez que o imóvel passa a ser administrado pela própria companhia e a relação de patrocínio se torna normal, como qualquer companhia de teatro. “Com essas medidas o Estado paga uma dívida histórica com o Oficina, cuja importância é incomensurável na formação cultural brasileira a partir da década de 1960”, explicou o secretário.

O governador Cláudio Lembo destacou a importância cultural do bairro do Bexiga, onde o Teatro Oficina está localizado. “Esse local é um ponto de referência de São Paulo e do bairro. O teatro é uma grande máscara e hoje estamos aqui, tirando a máscara e ficando abertamente livres de qualquer situação ruim e com o envolvimento efetivo de figuras do teatro” ressaltou Lembo.

Durante o evento, que também contou com a presença do senador Eduardo Suplicy, foi apresentado o projeto que o governador Lembo encaminhará, em regime de urgência, à Assembléia Legislativa para dar ao teatro o direito de concessão de uso por tempo indeterminado.

Para o diretor artístico José Carlos Martinez Correa é um momento histórico, pois o teatro tem uma carga cultural muito importante para a cultura brasileira. “Logo vamos fazer 50 anos nesse lugar e exatamente hoje começa a acontecer o fim da condição de posseiros, pois estávamos acampados em terras que não eram nossas”, disse Martinez.

O Teatro Oficina está atualmente em cartaz com a peça “Os Sertões – a Luta , parte II, adaptação de José Celso Martinez, para “Os Sertões”, de Euclides da Cunha. Fica na Rua Jaceguai, 520, Bela Vista.

Carlos Prado