Lembo assina convênio com Exército para cessão de helicópteros

São Paulo passará a utilizar aeronaves para o transporte de policiais militares

qua, 02/08/2006 - 17h06 | Do Portal do Governo

Helicóptero HA-1 Esquilo, do Grupo de Aviação do Exército - foto: divulgaçãoO governador Cláudio Lembo assina na manhã de quinta-feira, 03/08, às 11 horas, no Palácio dos Bandeirantes, convênio com o Exército brasileiro para cessão ao Estado de dois helicópteros. As aeronaves serão utilizadas no transporte de homens da Polícia de São Paulo em situações de emergência.

O convênio será assinado pelo governador Cláudio Lembo e pelo comandante da região Sudeste do Exército, general Luiz Edmundo de Carvalho.

“Nosso diálogo com o Exército sempre foi muito profundo e cordial. Eu sempre disse que iríamos precisar de logística e isso que estamos recebendo, neste momento, é logística. Por isso, estamos assinando este convênio na quinta-feira com o general Carvalho, que nos visita no Palácio dos Bandeirantes”, observou o governador.

Helicóptero HM-3 Cougar tem capacidade para transportar 22 tripulantes - foto: Luiz Carlos PadilhaO custo com a manutenção das duas aeronaves será do Estado. A previsão é que São Paulo gaste mais de US$ 5 mil dólares por hora/vôo com  helicópteros HM-3 Cougar – capacidade para transportar 22 tripulantes e HA-1 Esquilo, do Grupo de Aviação do Exército.

O governador ressaltou que, no último dia 17 de julho, participou de um encontro com o comandante Carvalho para definição de apoio logístico e de inteligência do Exército, incluindo a utilização de helicópteros.

Uma das funções das aeronaves será transportar policiais da tropa de choque em situações de emergência, como rebeliões no interior do Estado. Os helicópteros ficarão à disposição no hangar da Polícia Militar, no Campo de Marte, nos próximos dias.

Cleber Mata