Lembo assina acordo para criação do Parque Tecnológico de São Paulo

O documento é o primeiro passo para a implantação do parque na Capital

qui, 09/11/2006 - 19h05 | Do Portal do Governo

O governador Claudio Lembo assinou na tarde desta quinta-feira, dia 9, um protocolo de intenções com o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, que prevê a criação do Parque Tecnológico Cidade de São Paulo.

O documento é o primeiro passo para a implantação do parque na cidade, que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento tecnológico e parcerias entre empresas e as universidades do Estado. O evento foi realizado na sede da Prefeitura, centro da Capital.

Durante seu discurso, Lembo destacou a necessidade de investir em tecnologia para favorecer o desenvolvimento de emprego e geração de renda. “O parque irá criar uma situação social positiva em uma região depreciada e ao mesmo tempo fará com que São Paulo e suas universidades se aproximem das empresas. É um passo para fazer o Brasil se transformar em potência”, frisou o governador.

Ele disse ainda que se coloca à disposição para intermediar recursos junto ao Governo Federal na tentativa de acelerar os trabalhos da parceria.

O documento assinado hoje, prevê a criação de um grupo de trabalho formado por técnicos do Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Instituto Butantan e da Secretaria Municipal de Planejamento, que fará o monitoramento da área onde será criado o Parque Tecnológico.

O estudo inicial mostra que o parque poderá ser instalado no bairro do Jaguaré, Zona Oeste da Capital. “Dependemos de reurbanização e desapropriação de alguns terrenos”, explicou o prefeito Gilberto Kassab.

Já a secretária estadual de Ciência e Tecnologia, Maria Helena Guimarães, informou que novas unidades da Fatec (Faculdades de Tecnológica) deverão ser criadas para qualificar mão-de-obra específica à demanda do novo parque.

Segundo o coordenador do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, João Evangelista Steiner, o projeto é estratégico para o desenvolvimento do País. Ele observou que o objetivo é atrair empresas de base tecnológica e transformar a região escolhida em centros de pesquisas. Não há previsão de valores que serão aplicados no projeto.

Parques

No Estado de São Paulo existem cinco parques tecnológicos criados de acordo com a economia de cada região. São eles: Campinas (Tecnologia da Informação e Biotecnologia), Ribeirão Preto (Tecnologia em Saúde), São Carlos (Ótica e instrumentação), São Paulo (Nanotecnologia, Biotecnologia) e São José dos Campos (Aeroespacial e Defesa), inaugurado em agosto deste ano depois de uma parceria com a Embraer, Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) e a prefeitura da cidade.

Cleber Mata