Lembo anuncia duplicação da Rodovia Abrão Assed e instalação de Fatec em Ribeirão Preto

Anúncios foram feitos durante comemoração dos 10 anos do curso de pós-graduação de Gerente de Cidade da Faap Ribeirão Preto

qua, 08/11/2006 - 12h35 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou nesta quarta-feira, 8 de novembro, do seminário comemorativo de 10 anos do curso de pós-graduação de Gerente de Cidade da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) de Ribeirão Preto.

Durante o evento, Lembo anunciou a duplicação da Rodovia Abrão Assed e também a implantação de uma nova unidade da Fatec (Faculdade de Tecnologia), que será instalada no pólo tecnológico do município.

No seminário, o governador proferiu palestra para cerca de 250 pessoas, entre estudantes, professores e convidados.

O curso de pós-graduação de Gerente de Cidade transmite aos profissionais de Administração Pública habilidades específicas para gestores municipais, com foco no planejamento estratégico, e já formou mais de 2.300 alunos. Lembo destacou a necessidade de se ter uma visão científica daquilo de se faz. “É preciso que haja bons administradores, que transformem o que se diz durante a campanha eleitoral em realidade concreta, baseada nos princípios da legalidade, moralidade, publicidade e finalidade”, afirmou.

Em sua palestra, Lembo ressaltou a importância da ética e de uma escala de valores para todos aqueles que detêm cargos públicos. “O ato de administração pública é um ato pedagógico de educação da comunidade”, disse Lembo. Ele explicou que um gestor público deve ser sempre um exemplo e agir com transparência e profissionalismo.

O governador falou também sobre assuntos relevantes aos administradores públicos de todas as esferas, como as reformas dos sistemas tributário e de previdência. “Não é possível o empresário brasileiro conviver com estes tributos. É impossível continuar com essa estrutura tributária”, destacou. Para Lembo, o sistema tributário brasileiro atinge pesadamente o contribuinte, além disso, não há fiscalização rigorosa.

Sobre a Reforma da Previdência, o governador lembrou que esta deverá ser feita para a próxima geração. Alterações para aqueles que já contribuem, afirma ele, provocariam mudanças nos direitos já adquiridos. “Essa é uma questão difícil e está presente em diversos países com sistema previdenciário idêntico ao nosso”, ressaltou.

O governador finalizou a exposição discorrendo sobre um problema que atinge todo o Estado: os conglomerados urbanos. Para ele, as esferas muncipal, estadual e federal precisam unir esforços para reestruturar esse conglomerados subumanos. “São quase 2.800 favelas nos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. Temos que repensar isso”, ressaltou.

Lembo pontuou alguns dos principais problemas de infra-estrutura urbana, como os transportes. Ele defendeu a ampliação do sistema de trens metropolitanos e afirmou que, com a melhoria do transporte, seria possível elevar a auto-estima da população.

O governador Cláudio Lembo encerrou a visita ao município de Ribeirão Preto, na Casa da Sopa, uma entidade assistencial que alimenta cerca de 4 mil pessoas por dia.

Jaina Carvalho / Cíntia Cury / Manuela Sá