Lembo abre campanha contra Poliomielite no município de Itapeva

nd

sáb, 26/08/2006 - 13h05 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo abriu na manhã deste sábado (26/08) a 2ª fase da Campanha de Vacinação contra Poliomielite, no município de Itapeva.

Na campanha deste ano contra paralisia infantil, cerca de 21 mil postos de vacinação, 50 mil profissionais e 4,8 milhões de doses de vacinas estão à disposição da população em todo o Estado.

A meta é imunizar pelo menos 3,1 milhões de crianças menores de cinco anos, o que representa 95% do total nessa faixa etária no Estado. A 1ª etapa da campanha ocorreu em 10 de junho.

Lembo acredita que esse ano a meta será superada. “Não tenho dúvidas que iremos superar a meta, vamos chegar lá em cima, com a vacinação de mais de 98% das crianças, se Deus quiser”, declarou o governador.

Todos os postos de saúde do Estado ficarão abertos até às 17h. As crianças podem receber, além da vacina contra a Poliomielite, doses de vacinas que estejam em atraso na caderneta, como Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite B.

A vacina contra a pólio é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros. Quem não tomou na primeira fase deve ir a um posto de saúde hoje. Quem tomou a primeira dose também deve ir aos postos de saúde, completando a imunização contra paralisia infantil.

Caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e, em certos casos, paralisia, a poliomielite deve ser imediatamente notificada para a vigilância epidemiológica da região.

O governador ressaltou que pela primeira na história a campanha começa no interior do Estado. “Isso é excepcional, um exemplo que São Paulo está integrado contra a doença”, acrescentou.

Participaram também da abertura da campanha no Posto de Saúde da Vila São Benedito, em Itapeva, o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, o secretário adjunto da Segurança Pública, Marcelo Martins de Oliveira, o comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Elizeu Eclair Teixeira Borge, e o prefeito de Itapeva, Luiz Antonio Hussine Cavani.

Manuela Sá