Leitura: Em dois anos, bibliotecas do Metrô emprestaram 100 mil livros

São três bibliotecas “Embarque na Leitura”, nas estações Paraíso, Tatuapé e Luz do Metrô

dom, 10/12/2006 - 16h14 | Do Portal do Governo

As três bibliotecas “Embarque na Leitura”, instaladas nas estações Paraíso, Tatuapé e Luz do Metrô, acabam de alcançar a marca de 100 mil empréstimos.

Desde a inauguração da primeira biblioteca, em setembro de 2004, o projeto “Embarque na Leitura” vem atraindo a atenção dos usuários do Metrô, que passaram a contar com mais esse serviço. Em função da grande procura, mais duas unidades foram inauguradas nos anos subseqüentes. Depois de dois anos, formou-se um público de mais de 17 mil leitores/usuários, sendo 12 mil em Paraíso; 4.300 em Tatuapé; e 900 em Luz. Atualmente, o acervo das três bibliotecas do Metrô soma 9.700 livros.

O objetivo é incentivar o hábito da leitura na população, por meio da oferta de livros novos, best-sellers e clássicos da literatura, com títulos que abrangem todas as áreas do conhecimento. Todas as bibliotecas contam com equipe especializada para o atendimento da população e acervo sobre literatura, história, geografia, filosofia, religião, esportes e demais áreas de interesse para adultos, crianças e adolescentes. Livros em braile também estão disponíveis em todas as três bibliotecas.

Os cadastros das três bibliotecas são independentes, mas o procedimento é o mesmo: para se cadastrar e receber a carteirinha, os interessados devem apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), comprovante de residência recente (original e cópia) em uma foto 3X4. Menores de doze anos devem estar acompanhados dos pais. Somente poderá ser retirado um livro por vez. O empréstimo, gratuito, pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 11 às 20 horas. Os livros devem ser devolvidos em 10 dias em qualquer horário, na caixa coletora localizada na lateral das duas bibliotecas. Atenção: os livros retirados só podem ser devolvidos na mesma unidade em que foram retirados.

Além do empréstimo de livros, as bibliotecas “Embarque na Leitura” contam com uma agenda de atividades ligadas à literatura, como tarde de autógrafos, conversa com escritores, contadores de história, distribuição de livros, entre outras.

Do Metrô