Leitor de QR Code do Detran permite rastrear peças de desmanches

Ferramenta faz parte do aplicativo do Departamento Estadual de Trânsito

seg, 28/03/2016 - 16h06 | Do Portal do Governo

Já é possível saber a procedência das peças automotivas provenientes de desmanches. Basta baixar o aplicativo do Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) e utilizar a nova ferramenta, o leitor de QR- Code.

Antes, o cidadão precisava baixar um aplicativo específico para realizar a leitura do QR-Code e consultar a procedência do produto. Agora, com o app do Detran.SP o usuário só precisa centralizar o código no meio da tela do celular ou do tablet para obter informações de cada peça a partir de etiquetas afixadas com número único de série.

A pesquisa exibe o tipo, a marca, o modelo e o ano do veículo, além de identificar qual a empresa desmontadora e comercializadora da peça. Quando existem registros fotográficos do veículo, as imagens ficarão disponíveis para visualização.

A ferramenta é parte da Lei do Desmanche, que visa regulamentar a atuação dos estabelecimentos que trabalham com desmonte, revenda ou reciclagem de peças usadas a fim de coibir o furto e roubo de veículos.

Com o lançamento deste recurso, as pesquisas do app tendem a crescer ainda mais. Até fevereiro de 2016, foram computadas 3.068.433 pesquisas efetuadas nos serviços mobile do Departamento de Trânsito.

Outras funcionalidades do app Detran.SP
Atualmente, o app possibilita consultar pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multas, pesquisar débitos e restrições de veículos, solicitar 2ª via da CNH, acompanhar os pedidos solicitados e verificar, apenas com a placa do veículo, se há registro de furto ou roubo. Agora, também a opção de pesquisar peças automotivas.

Do Portal do Governo do Estado