Leia aqui a transcrição do programa Conversa com o Governador

Tema desta semana foi a Segurança Pública. Alckmin fala da Operação Delegada e da queda no índice de homicídios

seg, 28/02/2011 - 22h01 | Do Portal do Governo

Apresentadora: Governador Geraldo Alckmin, como vai?

Geraldo Alckmin: Tudo bem. É uma alegria cumprimentar a todos vocês, ouvinte do nosso programa.

Apresentadora: Hoje vamos falar de Segurança Pública. Um dos programas do Governo é a Operação Delegada. Que iniciativa é essa, governador?

Geraldo Alckmin: Essa é uma boa parceria entre as Prefeituras e o Governo do Estado, por meio da Polícia Militar, para fortalecer a Segurança Pública. A Prefeitura remunera o policial militar, que pode ser nos seus dias de folga e atuar no combate a ilegalidade e irregularidades previstas em leis municipais. O policial atua fardado, atua armado para combater o crime. Esses policiais cumprem escalas que são feitas pela PM, usam fardas, viaturas, arma, colete de proteção da corporação. Ou seja, um importante reforço no combate ao crime nessas cidades. Ganha a população porque tem mais polícia na rua, ganha o policial porque melhora o seu salário.

Apresentadora: Governador, em quais cidades a Operação Delegada já funciona?

Geraldo Alckmin: A Operação Delegada já está funcionando na capital do Estado, de uma forma muito positiva; Sorocaba e Mogi das Cruzes vão ser as próximas. Além dessas, temos mais 15 municípios que já procuraram o Comando Geral da Polícia Militar para levar essa experiência para as suas cidades. Aliás, a Operação Delegada é um modelo de segurança para o País. O Estado do Mato Grosso do Sul, por exemplo, também procurou a PM de São Paulo para conhecer melhor esse modelo e avaliar a possibilidade de implantar a Operação Delegada, e por que isso? Porque a experiência já mostrou que a Operação Delegada dá resultado no combate ao crime. Na capital, onde já tem mais de seis mil policiais sendo remunerados pela Prefeitura nas suas horas de folga, os índices de furtos e roubos estão caindo fortemente. Por exemplo: na região da 25 de Março, uma das 20 áreas com Operação Delegada na capital, os roubos de carga caíram 91% e roubos caíram 59%.

Apresentadora: Governador, ainda sobre Segurança Pública: São Paulo é o Estado onde foi registrada a maior queda no número de homicídios no mapa da violência do Ministério da Justiça. Como o Estado atingiu esse índice?

Geraldo Alckmin: Esse resultado divulgado pelo Governo Federal é uma excelente notícia, porque mostra que nós estamos no caminho certo para ter um Estado mais seguro para todos. Segundo esse estudo, São Paulo registrou a maior queda no número de homicídios entre as 27 unidades da Federação. O Estado saiu da quinta posição para a vigésima quinta posição no estudo. No período de 1998 até 2008, a taxa de homicídios caiu 39,7 para 14,9 homicídios por 100 mil habitantes, ou seja, uma redução de 62,4%. E agora no ano passado, em 2010, essa taxa chegou a 10,4 homicídios por 100 mil habitantes. Entre as capitais, a cidade de São Paulo tem o menor índice de homicídios, com 14,8 casos por 100 mil habitantes, hoje esse índice é ainda menor, e a queda dos homicídios em São Paulo é resultado de uma política de constantes investimentos em Segurança Pública, reforçando os efetivos policiais, investindo em tecnologia de ponta e aprimorando as condições de trabalho dos policiais civis, militares e da Polícia Cientifica. Essa é uma guerra em que a gente tem que vencer batalha todo dia, e em São Paulo não vamos descansar no combate ao crime.

Apresentadora: Governador Geraldo Alckmin, muito obrigada e até a semana que vem.

Geraldo Alckmin: Muito obrigado, um grande abraço a todos.

Ouça e leia aqui a transcrição do programa Governador Responde.