Leia a transcrição do programa Governador Responde

Programa Governador Responde

ter, 23/08/2011 - 22h02 | Do Portal do Governo

Apresentadora: Governador, a Aline Guimarães é estudante de São Bernardo do Campo e quer informações sobre cursos de idioma do Governo.

Geraldo Alckmin: Aline, os alunos da rede estadual já têm aula de inglês na grade curricular. Além disso, aqui em São Paulo, nós estamos oferecendo aos estudantes os Centros de Estudos de Línguas, da Secretaria da Educação. Desde segunda-feira agora, os estudantes interessados podem se inscrever nos centros mais próximos de suas casas. A lista com as escolas do programa pode ser consultada no portal da Secretaria da Educação: www.educacao.sp.gov.br. O início das aulas nos Centros de Estudo de Línguas deve ocorrer ao longo desse semestre. Podem se cadastrar estudantes a partir do sétimo ano do ensino fundamental. Sétimo, oitavo e nono ano e de todo o ensino médio. Nós acabamos de anunciar a expansão das escolas de idiomas. Vamos criar mais 142 unidades, ampliando o número de centros de línguas dos atuais 106 para 248, em todo o Estado de São Paulo. Nós passaremos, numa primeira etapa, de 60 mil para 100 mil alunos beneficiados, que vão ter oportunidade de aprender gratuitamente, sem gastar nada, um novo idioma, uma segunda língua. São seis as possibilidades para o aluno escolher, ele pode escolher estudar inglês, espanhol, francês, italiano, alemão ou japonês, e estamos estudando a possibilidade do Mandarim, porque a língua chinesa, ela será cada vez mais importante. Aline, a oportunidade está aí, em São Bernardo existem dois centros de línguas do Governo do Estado. Hoje em dia, conhecer e falar um segundo idioma é fundamental, principalmente para quem, como você, está se preparando para entrar no mercado de trabalho.

Apresentadora: O Dárcio Pedrosa, morador de Santo Amaro, aqui da capital, quer saber se o Governo do Estado tem algum programa ou benefício para quem tem carro, mas quer fazer uma parte do seu trajeto para o trabalho de Metrô.

Geraldo Alckmin: Dárcio, desde 2008 o Metrô oferece opções de estacionamento, é o E-Fácil, localizados próximos as estações. Ao estacionar o carro em um deles, o usuário para uma tarifa até 40% mais barata do que nos estacionamentos vizinhos. Além disso, a integração cobre o custo da viagem, já que o usuário ganha o direito a duas viagens que podem ser utilizadas no Metrô, nos trens da CPTM ou nos ônibus da SPTRANS durante o período em que o veículo estiver estacionado. Para usar o estacionamento, é preciso comprar um cartão que funciona como um bilhete único, e que pode ser recarregado. A tarifa da direito a 12 horas de estacionamento, e a duas passagens gratuitas, que valem durante o período em que o carro fica parado. Já foram implantados seis estacionamentos E-Fácil; na estação Santos-Imigrantes, na Linha 2-Verde;  na estação Corinthians-Itaquera, Bresser-Mooca, Marechal Deodoro e Brás, Linha 3-Vermelha; e na estação Guaianazes, da Linha 11 da CPTM. São 1.266 vagas, que atendem cerca de 25 mil usuários por mês. Desde que foi criado, o serviço já atendeu quase um milhão de usuários.

Apresentadora: Obrigada governador. E Você também pode enviar perguntas para o www.saopaulo.sp.gov.br, na sessão Fale Conosco, ou pelo twitter do Governo de São Paulo, o @governosp.

Leia aqui a transcrição do programa Conversa com o Governador