Leia a transcrição do Programa Conversa com o Governador

Nesta semana, Alckmin fala dos investimentos e da tecnologia do policiamento aéreo do Estado

ter, 10/05/2011 - 22h01 | Do Portal do Governo

Apresentadora: Olá governador Geraldo Alckmin, tudo bem com o senhor?

Geraldo Alckmin: Uma alegria participar do nosso programa.

Apresentadora: Governador, nossa conversa hoje é sobre o policiamento aéreo no Estado de São Paulo. Araçatuba foi a última região a ganhar um helicóptero Águia. Qual é o papel desse serviço no território paulista?

Geraldo Alckmin: Olha, a importância é enorme… Com essa entrega em Araçatuba, todos os dez Comandos de Policiamento do Interior passam a contar com uma aeronave. Isso significa que todo o Estado de São Paulo está coberto por um helicóptero Águia da Polícia Militar. Agora nós temos 29 aeronaves da PM a serviço da população. É a maior organização de policiamento aéreo da América Latina e do hemisfério sul. Essa estrutura nos permite atender, de helicóptero, 90% da população do Estado em no máximo 15 minutos, isso garante mais segurança ao cidadão além de prestar outros grandes serviços como o resgate de feridos, combate a incêndios e transporte de órgãos para transplantes. Ter esse tipo de frota área é definitivamente um grande ganho para a segurança de todos os que moram no Estado de São Paulo.

Apresentadora: Governador, e não são aeronaves comuns, há um investimento alto em tecnologia, não é?

Geraldo Alckmin: Sem dúvida, porque não é só o helicóptero em si. As aeronaves são equipadas com rádio digital, que se comunica com os homens e mulheres em solo, há também um sistema chamado Moving Map, que é um pequeno computador de bordo que fornece mapas e cartas de rotas dos municípios. Na ação área, esse equipamento ajuda na localização de ocorrências policiais. Esses são dois exemplos, mas nós poderíamos detalhar aqui muito mais, como o farol de busca para localização de pessoas durante o período da noite, guincho para resgate… Agora, um dos itens mais importantes e inovadores é o Olho de Águia. Esse equipamento reúne uma série de recursos que permitem a transmissão de imagens em tempo real para os centros de comandos da Polícia, com as imagens diretas de uma ocorrência, o comando da segurança do Estado pode tocar as decisões mais rápidas e mais acertadas para preservar vidas e combater a criminalidade. A tecnologia é uma das armas mais eficazes hoje para combater o crime.

Apresentadora: Governador, além do helicóptero, quais outros investimentos estão sendo feitos na segurança?

Geraldo Alckmin: Olha, temos muitos. O orçamento destinado à Segurança Pública em 1995, era de um R$ 1,9 bilhão. Este ano, o orçamento da pasta chega a R$ 11,9 bilhões. O aumento dos investimentos nesta área permitiu que São Paulo reduzisse, de 1995 até 2010, o número de homicídios dolosos em 70,2% e estamos trabalhando para baixar esses número ainda mais. No primeiro trimestre agora deste ano de 2011, em comparação com o mesmo período do ano passado, reduzimos os homicídios em quase 19%. Agora, segurança não é só tecnologia e investimento, a segurança é feita essencialmente por pessoas e temos trabalhado muito nisso. Tivemos uma das maiores formaturas de policiais da história da Polícia Militar: 2.300 novos homens e mulheres que já estão reforçando o policiamento em todo o Estado. Hoje o efetivo total da polícia paulista é de 138 mil policiais na ativa. Agora no segundo semestre iremos ter mais duas novas formaturas, serão mais policiais nas ruas para trazer mais segurança para nossa população.

Apresentadora: Governador Geraldo Alckmin, muito obrigada e até a semana que vem.

Geraldo Alckmin: Muito obrigado. Um grande abraço a todos.

Leia aqui a íntegra do programa Governador Responde