Leia a transcrição do Programa Conversa com o Governador

Nesta semana, Alckmin fala da campanha de vacinação contra a gripe no Estado e sobre as ações do governo para a 3ª idade

ter, 03/05/2011 - 22h01 | Do Portal do Governo

Apresentadora: Olá, governador Geraldo Alckmin, tudo bem com o senhor?

Geraldo Alckmin: Olá, tudo bem?

Apresentadora: Tudo bom, governador. Hoje abrimos o programa com a campanha de vacinação contra a gripe. Qual o balanço que o senhor faz até agora no Estado?

Geraldo Alckmin: Olha, o balanço, ele é muito positivo. Já foram vacinadas um milhão e seiscentas mil pessoas em todo o Estado de São Paulo, e a campanha continua até agora, o dia 13 de maio, e esperamos até lá vacinar cinco milhões e meio de pessoas. A vacinação reduz em até 60% as internações por pneumonia em pessoas com mais de sessenta anos na rede pública do Estado. Quem é que deve tomar a vacina contra a gripe? As pessoas com mais de 60 anos de idade, as crianças de seis meses até dois anos, a população indígena, as gestantes e os profissionais de saúde. A vacina é totalmente de graça e está sendo distribuída nos postos de saúde de todos os municípios do Estado de São Paulo. Então deixo aqui mais uma vez o meu recado: Não deixe de tomar vacina. Compareça ao posto de saúde mais próximo da sua casa, até o dia 13 de maio.

Apresentadora: Pela primeira vez, parte das vacinas foi produzida pelo Instituto Butantan. Essa produção vai aumentar?

Geraldo Alckmin: Exatamente. Pela primeira vez o Brasil, através do nosso Instituto Butantan, da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, produzimos esse ano três milhões de doses de vacina. Até então, toda a vacina vinha do Instituto Pasteur, na França, e o ano que vem a nossa expectativa é produzir vinte milhões de doses de vacina, o que vai cobrir não só o Estado de São Paulo, mas grande parte do Brasil. Isso é importante porque torna São Paulo e o Brasil, mais independentes. Essa conquista, ela só foi possível, graças aos investimentos que o Governo do Estado fez para ampliar e modernizar o Instituto Butantan. Hoje ele é o único laboratório da América Latina capaz de fabricar a vacina contra o vírus Influenza, e é responsável por mais de 80% no total de soros e vacinas produzidas no Brasil, entre elas vacina contra difteria, tétano, coqueluche e hepatite B, por exemplo. O Instituto Butantan é um orgulho de todos nos paulistas.

Apresentadora: Como o senhor mesmo disse, a vacina ajuda o idoso a viver melhor. O que o Governo está fazendo para dar mais qualidade de vida a quem passou dos 60 anos?

Geraldo Alckmin: Olha, em 1930, uma pessoa vivia até quarenta e três anos de idade, em média, hoje essa expectativa de vida é de setenta e quatro anos e meio, aqui no Estado de São Paulo. Nós temos que nos preparar em termos de políticas públicas para sermos um País idoso. A obrigação do Governo é promover este avanço. É o que nós estamos fazendo aqui em São Paulo, com programas como Vila Dignidade, que são casas especiais, adaptadas para as necessidades dos idosos de baixa renda com mais de sessenta anos. Já temos a Vila Dignidade em Itapeva e Avaré e deveremos entregar, ainda este ano, as unidades de Presidente Prudente, Araraquara, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Caraguatatuba. Outra iniciativa é o CRI, é o Centro de Referência do Idoso que oferece atendimento de saúde de primeira, conforto, dignidade… Tem atendimento de 17 especialidades médicas, salão de baile, festas muito gostosas, enfim, um ambiente também de entretimento. E o nosso compromisso é abrir mais cinco desses Centros de Referência para os Idosos, os CRIs. Na área da segurança alimentar, temos o Viva Leite – Idoso, que atende a população com renda familiar até dois salários mínimos, e nessa semana começam os Jogos Regionais do Idoso, o Jori. Vai acontecer, ao mesmo tempo, em nove cidades do Estado, campeonatos de atletismo, boxa, dança, natação e muitas outras atividades. Como se vê, estamos olhando com muito carinho também essa parte da nossa população que já contribuiu muito e continua contribuindo para o desenvolvimento de São Paulo.

Apresentadora: Governador Geraldo Alckmin, obrigada e até a semana que vem.

Geraldo Alckmin: Até a semana que vem se Deus quiser.

Leia aqui a íntegra do programa Governador Responde