Leia a transcrição do programa Conversa com o Governador

Nesta semana, Alckmin fala sobre o programa Se Liga na Rede, obras contra enchente, entregas de habitações e limpeza da Guarapiranga

ter, 03/01/2012 - 22h00 | Do Portal do Governo

Apresentador: Está começando mais uma edição do programa Conversa com o Governador. O nosso encontro semanal com o Governador Geraldo Alckmin. Como vai governador, tudo bem?

Geraldo Alckmin: Tudo bem, graças a Deus.

Apresentador: Governador, o senhor começou os trabalhos de 2012 dando uma boa notícia para as famílias de baixa renda que ainda não tem a rede de esgoto nas suas residências. Não é verdade?

Geraldo Alckmin: Exatamente. Acabamos de sancionar a lei que cria o programa ‘Se Liga na Rede’. Ele tem como objetivo ligar os imóveis das famílias de baixa renda à rede de esgoto. Ou seja, família que ganha até três salários mínimos, agora R$ 1.866, vão poder fazer a ligação da rede de esgoto integralmente gratuita, paga pelo Governo do Estado e pela Sabesp. O que nós estávamos verificando é que às vezes se investe uma quantia muito vultosa através da Sabesp construindo rede de esgoto, emissários, estações elevatórias, estações de tratamento de esgoto, e a pessoa não faz a ligação de esgoto na rede, porque não tem aí algo em torno como R$ 1.800 para poder pagar o pedreiro, para poder fazer a ligação, comprar o material. Então, quem ganhar até três salários mínimos, o Governo vai pagar, a Sabesp fará a ligação, e depois o Governo faz o ressarcimento. Nós temos a previsão de, em um período de oito anos, termos 192 mil novas conexões só dessas famílias de menor renda e grande parte aqui na Região Metropolitana de São Paulo. Isso beneficiará cerca de 800 mil a 900 mil pessoas que terão o saneamento básico. Quando não há ligação domiciliar, o esgoto acaba no quintal, a fossa entope, vai para uma valeta, acaba poluindo os córregos, os rios, as praias, aumenta o risco de contaminação da população, especialmente as crianças. A falta de saneamento afeta diretamente a mortalidade infantil. E nós, que já temos a menor mortalidade infantil do Brasil: 11,9 óbitos por mil nascidos vivos, queremos reduzir ainda mais. Então o ‘Se Liga na Rede’ vai propiciar às famílias de menor renda poderem ter a ligação gratuita da rede de esgoto, preservando a sua saúde e ajudando a recuperar as nossas represas, despoluir os nossos rios e as nossas praias.

Apresentador: Governador, na semana passada o senhor deu início ao programa de proteção e limpeza do reservatório Guarapiranga. Quais as principais metas deste programa?

Geraldo Alckmin: Nós queremos recuperar todos os nossos rios e as nossas represas. A Represa de Guarapiranga, aqui em São Paulo, responde por quase um terço do abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo. Vamos desassorear a represa, limpar a represa, recompor as suas margens e evitar que o lixo chegue à represa. Então foram instaladas as ecobarreiras. São 11 ecobarreiras e essas 11 ecobarreiras ficam na chegada, na foz dos rios que entram na Represa de Guarapiranga. Então é uma grande tela, um sistema grande de telas, essas ecobarreiras. E elas vão segurar o plástico, a garrafa pet, o vidro, todo tipo de sujeira. Ficam dez barcos para retirar essa sujeira das ecobarreiras, isso vai depois para margem da represa e vai embora para os aterros sanitários, através de caminhão. Nossa meta é tirar 20 metros cúbicos por dia de resíduo, evitando esse lixo de entrar na Represa de Guarapiranga. Então, de um lado as ecobarreiras, para segurar o lixo, não deixar entrar na represa; de outro lado, limpar a represa. Aliás, a partir de abril, começam os novos barcos que vão tirar a sujeira do fundo da represa: sofá, pneu, motocicleta. Vamos limpar o fundo da represa e recompor a mata ciliar. Junto a isso, uma importante campanha de educação ambiental, dizendo: “Não jogue nada na rua, nada no chão, porque acaba dentro dos rios, das represas, do mar. É levado pelas águas”. E as prefeituras nos ajudando na limpeza pública das ruas. Porque ruas e praças bem limpas, quando chove, não leva sujeira para os nossos rios e pra nossa represa.

Apresentador: Governador, agora temos uma pergunta aqui, que veio do ouvinte José Cláudio dos Santos. Vamos ouvir.

José Cláudio dos Santos, ouvinte: Governador, o que o Estado tem feito pra evitar as enchentes que são comuns nesta época do ano, não é?

Geraldo Alckmin: Olha, José Cláudio, nós estamos fazendo um grande trabalho. E, principalmente, nos Rios Tietê e Pinheiros aqui em São Paulo. Já tiramos 3,5 milhões de metros cúbicos de sedimentos, de sujeiras, aprofundando a calha, limpando o rio, para evitar enchente. Para você ter uma ideia desse trabalho, isso significa 1,5 mil piscinas olímpicas lotadas de material que estavam obstruindo a passagem das águas. Esse trabalho, ele é permanente. Todo verão chega uma grande quantidade de material assoreado, de areia, de lixo, nos rios. Então, permanentemente é preciso limpar e fazer o desassoreamento. A capacidade de reservação do Tietê melhorou muito. Estamos muito mais preparados neste verão para as chuvas. Também contratamos a limpeza de todos os piscinões do Governo do Estado. São 30 piscinões: nos cinco da capital, a Prefeitura faz a limpeza e manutenção; os 25 fora da capital, no ABC, Osasco, Embu, Taboão, o Governo assumiu a sua limpeza e a sua manutenção. Manutenção de bombas, limpeza dos piscinões. Porque havia um problema de… Às vezes a Prefeitura atrasa, não faz a limpeza e os piscinões estavam muito sujos, com muito acumulo de detrito. E o piscinão é a chamada várzea moderna. Naquele horário do pico da chuva, ao invés do rio transbordar, o piscinão armazena aquele excesso de água, e, depois que passa a tempestade, a água é bombeada de volta para o rio.

Os 25 piscinões agora com manutenção, limpeza completa, por parte do Estado e manutenção das bombas. Começamos mais três piscinões. O Guamiranga, que vai ter capacidade para 850 mil metros cúbicos de reservação e beneficiar mais de 500 mil moradores aqui de São Paulo, especialmente da região Leste, Vila Prudente, Mooca, toda aquela região. Começamos também mais dois piscinões no canal de circulação do Parque Ecológico, vai beneficiar também a região de Guarulhos e Zona Leste. E vamos publicar agora mais quatro piscinões para Franco da Rocha, que também é importante. Aliás, já começamos os polderes também lá em Franco da Rocha pra proteger a cidade do excesso das águas do Rio Juqueri e do Ribeirão Euzébio. Nós temos aqui em São Paulo mais seis polderes em construção, aqui na capital, no Rio Tietê. Às vezes o Rio Tietê não transborda, mas a marginal é interrompida, porque acumulou água especialmente em baixo das pontes, onde a marginal está mais baixa do que no comum. Esses polderes vão evitar que a água do rio venha para a marginal, e o bombeamento faz com a que água da marginal vá para dentro do rio. Esses polderes serão sob a Ponte Aricanduva, sob a Ponte da Vila Maria, sob a Ponte da Vila Guilherme e sob a Ponte do Limão.

Então vai ser uma proteção importante para evitar o transbordamento do Tietê e evitar a paralisação das marginais. Enfim, de um lado o aprofundamento da calha do Tietê, a implantação do Parque das Várzeas do Tietê que está começando, a construção dos piscinões, a limpeza e manutenção dos 30 piscinões que nós temos no estado e a construção dos polderes. Tudo dando mais segurança para que a gente possa atravessar o verão com menos problema e preservando a qualidade de vida aqui na Região Metropolitana de São Paulo.

Apresentador: E governador, como último assunto do programa de hoje, na semana passada, o senhor fez uma grande entrega de casas populares. O senhor pode fazer aí um balanço da sua agenda no interior e no litoral do estado, por favor?

Geraldo Alckmin: Nós tivemos a alegria de entregar 1.536 chaves de 1.536 moradias, novinhas, novinhas, todas elas com pé direito mais alto, bem ventiladas, todas elas com energia solar, com aquecedor solar, que diminui 30% o consumo de luz, com água, esgoto, luz, iluminação pública, asfalto, jardim. Verdadeiros bairros, todos eles preparados para essas famílias. O Estado de São Paulo é o único estado brasileiro que investe dinheiro do orçamento, 1% do ICMS, para habitação popular, e o único estado brasileiro que constrói casas e apartamentos, e que as famílias de menor renda podem ter acesso. Quem ganha um salário mínimo tem acesso à casa da CDHU ou o apartamento. Entregamos em Tatuí, 432 residências. Uma beleza de residencial. Em Ribeirão Preto, na semana passada, mais 250 casas também… lá em Ribeirão Preto. Entregamos também o Condomínio Vila Dignidade, que é destinado só para os idosos. Tem todo item de segurança, acessibilidade, barras de apoio, portas e corredores mais largos, e o Conjunto Vila Dignidade é do Estado. Os idosos são escolhidos, pessoas que precisam ficam ali durante toda sua vida. E depois, outros idosos também irão também participar do [programa] Vila Dignidade. Tem inclusive, uma parte social de atendimento. São para pessoas com mais de 60 anos de idade e renda mensal até dois salários mínimos. E o Governo também arca com as contas de água, luz, que são custadas pelo município. [Em] Jaboticabal, entregamos 234 apartamentos, 86% das famílias até três salários mínimos. Imóveis com dois e três dormitórios, piso cerâmico em todos os cômodos, azulejo no banheiro, nas paredes da cozinha. Entregamos em Viradouro mais 251 casas. Entregamos no Vale do Paraíba 349 apartamentos em São José dos Campos. O Vila Dignidade em Caraguatatuba. Enfim, tivemos muita alegria de proporcionar para 1.536 famílias, só agora nesse mês de dezembro, nessas últimas semanas, poderem realizar o sonho da casa própria.

Apresentador: O programa Conversa com o Governador chega ao final. Governador Geraldo Alckmin, muito obrigado. Uma boa semana. Bom início de ano para o senhor e para toda sua equipe, e até a semana que vem.

Geraldo Alckmin: Muito obrigado a você. Um grande abraço a todos os nossos ouvintes. E um ótimo ano para todos.