Leia a transcrição do programa Conversa com o Governador

Nesta semana, Alckmin fala sobre segurança, habitação e investimentos nas travessias litorâneas

ter, 20/12/2011 - 22h01 | Do Portal do Governo

Âncora: Começa aqui mais um programa Conversa Com o Governador, o nosso encontro semanal com o governador Geraldo Alckmin. Como vai governador, como passou a semana, tudo bem? 

Governador Geraldo Alckmin: Tudo bem, graças a Deus.

Âncora: E hoje vamos abrir o programa governador, falando de habitação e da recente entrega de casas populares na região de Presidente Prudente. Por favor.

Governador Geraldo Alckmin: Nós entregamos na região de Presidente Prudente 1810 novas casas, todas com dois dormitórios, padrão de qualidade excelente, piso cerâmico em todos os cômodos, azulejo até o teto, a parte externa, as ruas com água, esgoto, galeria, pavimentação, calçadas, paisagismo. Muitas delas, a prefeitura já entregou creche, escola, nós autorizamos conjuntos poliesportivos. Muito bonitos os residenciais. E o que é mais importante: casas adaptadas para famílias que têm pessoas com deficiência. A casa já vem adaptada, o banheiro é maior, as portas são mais largas, têm as barras de segurança também para os idosos. E no nosso programa, São Paulo é o único estado do Brasil que quem ganha um salário mínimo, dois salários, três salários, pode realizar o sonho da casa própria. Dessas 1810 nós entregamos 708 unidades em Rancharia, 280 em Regente Feijó, 442 em Presidente Epitácio, 137 em Monte Castelo, 219 em Junqueirópolis, e a Vila Dignidade, são casas só para pessoas da terceira idade, em Presidente Prudente. Então foi uma grande alegria, ficamos dois dias lá na região, e além de tudo isso, nós vamos fechar o ano praticamente com dezoito mil casas entregues. E em 2012 nós temos em construção, para este ano que vem, 56 mil unidades. E lançamos o programa Casa Paulista, que é a Agência Paulista de Habitação Social para gente poder trabalhar com a iniciativa privada e também complementar os recursos do Minha Casa, Minha Vida aqui em São Paulo.

Âncora: Governador, agora da habitação vamos para a área da segurança pública. Recentemente o senhor participou de mais uma grande formatura de policiais militares. Com certeza esses PMs vão reforçar a segurança em todo o Estado, estou certo?

Governador Geraldo Alckmin: Exatamente. Só nesta formatura agora desta semana, 1600 novos soldados, homens e mulheres, que tiveram a formatura e começam já trabalhar, estarão nas ruas já esta semana para proteger a população. Essa é a terceira formatura deste ano. Então nós vamos terminar o ano com seis mil novos soldados na Polícia Militar. E na Polícia Civil, na semana passada, tivemos a formatura de 610 investigadores e 357 escrivães. Só este, ano sete mil novos policiais. Aliás, nós ultrapassamos um número recorde, incluindo soldados temporários, só a Polícia Militar de São Paulo ultrapassou 100 mil homens e mulheres protegendo a nossa população, e além da Polícia Civil e da Polícia Científica.

Âncora: O senhor costuma dizer, governador que a questão de segurança pública é uma guerra e que nós temos que vencer uma batalha todos os dias. Com o ano encerrando, da para dizer quais as batalhas vencidas em 2011?

Governador Geraldo Alckmin: Olha, a mais importante são os homicídios, que é o crime contra a vida, e nós conseguimos, em 12 anos, desde 1999 até agora, uma redução recorde de 72%. São Paulo era o quarto Estado com maior número de homicídios, com mais criminalidade dos 27 estados brasileiros, hoje é o vigésimo quinto Estado. Então, nós avançamos muito, saímos de 35 homicídios por 100 habitantes para 9,8. É a primeira vez na história recente que o estado de São Paulo completa dez meses com uma taxa de homicídio abaixo de 10 por 100 mil fora da zona considerada epidêmica pela Organização Mundial da Saúde. É bom lembrar que o Brasil o índice é 24 homicídios por 100 mil habitantes. Em São Paulo, o Estado São Paulo mesmo tendo 41 milhões de pessoas e a terceira maior metrópole do mundo, que é mais difícil, nós temos 9,8 homicídios por 100 mil habitantes. E não estamos satisfeitos, queremos reduzir ainda mais, por isso todos esses investimentos que nós estamos fazendo na segurança pública de São Paulo. E além do efetivo policial, a valorização da polícia, estabelecemos aumento, plano de cargos e salários, valorização policial e tecnologia. Todos os carros da Polícia Militar, as viaturas com computação embarcada com o Tablet, aumentando a Rocam. Agora nessa semana mais 320 motocicletas zero quilômetro para a Rocam e para o Choque. E a Rocam, ela é muito importante, porque ela mais ágil e é muito eficiente nas grandes cidades. Janeiro serão mais 314, então 634 motocicletas a mais. Enfim, uma importante valorização na segurança de São Paulo.

Âncora: Governador, para encerrar o programa nós temos uma pergunta que vem da cidade de Santos. Vamos ouvir.

Carlos Roberto Pascoal, ouvinte: Governador, aqui é o Carlos Roberto Pascoal, de Santos e gostaria que o senhor falasse o que o governo de estado tem feito para melhorar a travessia das balsas.

Governador Geraldo Alckmin: Olha, Carlos Roberto, uma das maiores travessias marítimas, não é, do mundo é entre Santos e Guarujá. Então, o que nós estamos fazendo lá? Nós entregamos na última semana a terceira gaveta de embarque e desembarque de veículos do lado de Santos, lá no Píer. Isso melhora muito a segurança, a confiabilidade, reformamos 12 balsas, não é? Os ferry boats, dessas travessias, da baixada santista e também de outras travessias que nós temos no estado de São Paulo. No caso de Santos-Guarujá investimos R$ 5,3 milhões nessa parte dos ferry boats que já estão em operação, o atracadouro também foi ampliado. Esses investimentos vão possibilitar, Carlos Roberto, reduzir 30% o tempo de espera de quem faz a travessia Santos-Guarujá, com mais segurança, confiabilidade e serviço de mais qualidade para os nossos usuários. E também já anunciamos outro investimento, de R$ 19,6 milhões na construção de um novo atracadouro aí, em Bertioga. Então, nós vamos melhorar muito a travessia também Guarujá-Bertioga. Esperamos uma redução de quase 50% nas filas de espera e melhorando muito essa travessia também, e teremos a reforma também no atracadouro no Guarujá. Enfim, um investimento importante. Agora, o mais importante é a construção definitiva de uma travessia seca entre Santos e Guarujá. É o túnel ligando Santos ao Guarujá; nesse túnel vai passar automóvel, bicicleta, motocicleta, pessoas a pé, ônibus, e até VLT, até o veículo leve sobre trilho, que nós vamos ligar Santos, São Vicente e posteriormente Praia Grande, ele irá também para o Guarujá. E nesta semana nós já lançamos o edital do projeto funcional básico e executivo do túnel, que será uma das grandes obras, o primeiro túnel marítimo nessa proporção no Brasil e aí nós teremos uma solução definitiva. Mas enquanto isso não ocorre, nós imaginamos levar três a quatro anos para ter o túnel em operação, nós vamos melhorando a travessia para melhorar a segurança e melhorar o conforto dos nossos usuários da travessia Santos-Guarujá.

Âncora: Governador, em nome de toda a equipe do programa Conversa Com o Governador, eu queria transmitir ao senhor nossos votos de um feliz Natal extensivo à sua família, muita paz, muita saúde; desejar uma boa semana para o senhor e o nosso encontro na semana que vem está marcado.

Governador Geraldo Alckmin: Muito obrigado! Desejar a você, desejar a todos os nossos ouvintes um Natal com muita alegria, um ano novo com muita saúde, muito paz e até a semana que vem.