Leia a transcrição do Programa Conversa com o Governador

Nesta semana, Alckmin e o secretário de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu, falam sobre o novo sistema de pagamento de pedágio por trecho percorrido

sex, 04/11/2011 - 7h01 | Do Portal do Governo

Apresentador: Começa agora o programa “Conversa com Governador”, o nosso encontro semanal com o governador Geraldo Alckmin. Como vai governador, tudo bem com o senhor?

Geraldo Alckmin: Tudo bem graças a Deus.

Apresentador: E hoje nós estamos recebendo aqui o secretário de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu. Como vai, secretário?

Saulo de Castro Abreu, secretário de Logística e Transportes: Estou bem, muito obrigado pela oportunidade de poder explicar para a população uma coisa importante na área de transporte.

Apresentador: Perfeitamente! Governador, hoje vamos falar sobre estradas. Eu sei que o senhor tem uma grande novidade sobre esse assunto, e em primeira mão, eu queria que o senhor falasse para os nossos amigos, nossos ouvintes.

Geraldo Alckmin: Olha, temos uma boa notícia, nós vamos começar a testar um novo modelo de pagamento de pedágio por trecho percorrido: é o que nós chamamos de “ponto a ponto”. O Estado de São Paulo vai ser pioneiro no teste de uma nova tecnologia, mais barata, rápida e segura. Essa tecnologia já é utilizada nos Estados Unidos, na Europa e em outros países. A partir do começo do ano que vem na rodovia Santos Dumont, a SP-075, entre Sorocaba e Campinas, nós teremos a primeira estrada do Brasil a testar esse novo modelo no qual o motorista paga só pelo que ele usa, é o “ponto a ponto”.

Apresentador: Governador, quais são as principais vantagens para os usuários desse novo sistema?

Geraldo Alckmin: Olha, com o sistema de cobrança por trecho percorrido, a tarifa se torna mais justa. Vou dar um exemplo: o usuário que sair de Indaiatuba com destino a Campinas, ele pagará R$ 4,10 ao invés de R$ 10,10 cobrados hoje. É uma redução de quase 60% na tarifa. O usuário que utiliza a praça de pedágio de Indaiatuba e paga pela tarifa cheia, mas não percorre todo o trecho, ele vai pagar apenas o trecho percorrido, então é mais justo; quem pagava muito vai passar a pagar menos, a cobrança por trecho percorrido busca justiça tarifária. Eu vou pedir ao secretário Saulo, o secretário de Logística e Transportes, para explicar para os nossos ouvintes de forma mais detalhada como deve funcionar a novo sistema.

Saulo de Castro Abreu, secretário de Logística e Transportes: Pois não, governador. Olha, o teste desse novo sistema, essa cobrança eletrônica, deve entrar em operação já no início, agora, de 2012. É uma adesão hoje e será por um período de um ano, voluntária, nada será obrigatório, até porque é um projeto piloto. Nós vamos ver como será o comportamento do nosso usuário e principalmente como é a nova avaliação em relação a esse novo sistema de cobrança. Em seguida sim, após uma avaliação detalhada sobre o equipamento, uma pesquisa para conhecermos a satisfação do usuário, ai assim, o sistema será cobrado. O sistema eletrônico funcionará com instalação de oito conjuntos de pórticos com antenas ao longo da via, à medida que o carro vai passando ele possui um “Tag”, e esses pórticos vão contabilizado os quilômetros rodados, de forma de que quem rodar dez quilômetros pagará por dez quilômetros, quem rodar 80 pagará por 80. Enfim, aquilo que se usar, na medida do se utilizar, é a medida da cobrança do pedágio. Eu quero registrar que não haverá acréscimo na tarifa do pedágio, o trecho todo Sorocaba/Campinas continuará custando R$ 10,10 só que a cada etapa esse valor será modificado. Nessa primeira fase, essa fase de teste que nós estamos chamando de “projeto piloto”, é importante o cidadão, a população entender o seguinte: esse “Tag”, esse equipamento que vai no carro, nada mais é do que um chip, um pequeno equipamento que vai ser colocado no carro, provavelmente no vidro da frente e num futuro breve, será um mero adesivo. Esse “Tag” precisa ser recarregado, carregado e recarregado, porque ele só será, nesse primeiro momento, pelo sistema pré-pago, igual ao celular, uma recarga mínima de R$ 20,00, para os carros, e R$40,00 para caminhões e ônibus. Cada vez que a pessoa recarregar, ela paga um real, se ela recarregar R$ 20,00, ou R$ 200,00 tanto faz o custo dessas operações, será um real. A forma de recarregar são várias: ele pode ir nos postos, pessoalmente, ele vai poder fazer pela internet, na sua residência, no seu local de trabalho, ou mesmo pelo seu celular. Agora, o custo da tarifa da estrada, o quanto ele vai pagar de pedágio, quero relembrar para as pessoas, que será na estrada toda, R$ 10,10 e cada trecho vai variar de R$ 0,90 a R$ 4,00. Dependendo do trecho que você trafegar. Atualmente, só para vocês terem uma ideia, esse “Tag”, esse equipamento que eu estou explicando, que se coloca no vidro, que comunica com a antena, ele é utilizado única e exclusivamente por um sistema que aqui em São Paulo se denominou “Sem Parar”. É aquele pedaço do pedágio que você tem uma, duas cabines, que automaticamente o carro se aproxima, e ele levanta a cancela; esse “Tag” que hoje não é do Governo do Estado, e sim de uma empresa privada, ele custa R$ 66,90. Nesse novo “Tag”, nesse novo equipamento desse sistema que eu estou explicando, não existe mais essa taxa de R$ 66,90 porque ele é de graça, ele é grátis, as pessoas não pagarão nesse sistema pré-pago. Outro custo, que hoje existe, é uma mensalidade de sistema “Sem Parar”, a mensalidade é de R$ 11,90 portanto, além, de R$ 66,90 que você paga pelo “Tag”, pela manutenção dele, você paga outros R$ 11,90 por mês, nem essa mensalidade de R$ 11,90, nem o R$ 66,90 serão cobrados no outro sistema.

Apresentador: Governador, entre Sorocaba e Campinas, na rodovia Santos Dumont, eu queria que o senhor exemplificasse para os ouvintes com os valores das tarifas, por favor?

Geraldo Alckmin: Esse novo modelo de cobrança de pedágio que começa na rodovia SP-075, entre Sorocaba até Campinas, ele procura estabelecer que a pessoa paga o trecho percorrido. Então eu vou dar três exemplos para o nosso ouvinte: quem sai de Indaiatuba e vai para Campinas, ele paga R$ 10,10. Ele vai pagar o trecho percorrido, então se ele for de Indaiatuba até Campinas, pelo “Tag”, que vai estar no carro, colocado no carro, vai medir o trecho percorrido, ele vai pagar R$ 4,10. Se ele for, por exemplo, pegar a rodovia dos Bandeirantes, sair de Indaiatuba para pegar rodovia dos Bandeirantes, ele pagaria de novo R$ 10,10. Não interessava o trecho percorrido, passou na barreira pedágio, R$ 10,10. Agora ele vai pagar o trecho percorrido, isso é possível  com a nova tecnologia, todos os veículos com a “Tag” e esse “Tag” inclusive sem pagar. Então, exemplo da rodovia dos Bandeirantes, ao invés de pagar R$ 10,10, ele vai pagar R$ 1,80, mais R$ 0,90, ou seja, R$ 2,70. Enfim, o que se deseja é ter um sistema bastante justo.

Apresentador: Secretário Saulo, mais alguma coisa sobre a novidade que o senhor gostaria de acrescentar para os ouvintes, por favor?

Saulo de Castro Abreu, secretário de Logística e Transportes: Olha, é um sistema como disse o governador, justo. Hoje, o pedágio paga quem utiliza, e agora a pessoa que utiliza pagará pelo que efetivamente usa, se todos colaboram, todos ganham.

Apresentador: Secretário Saulo de Castro Abreu, obrigado pela presença no programa “Conversa com o Governador” e até uma próxima oportunidade.

Saulo de Castro Abreu, secretário de Logística e Transportes: Obrigado pela oportunidade.

Apresentador: Governador, antes de nós encerrarmos e mudando um pouquinho de assunto, temos aqui a pergunta do nosso ouvinte sobre segurança, vamos ouvir.

Fernando Gomes, ouvinte: Governador, aqui é o Fernando Gomes. Eu li no jornal que o senhor participou da formatura de novos policiais, quando é que vamos ter esses policiais atuando nas ruas de São Paulo, governador?

Geraldo Alckmin: Fernando, já! São 2.127 novos soldados que ingressaram na Polícia Militar, fizeram o curso de um ano, estão capacitados, preparados, receberam o seu diploma, aliás, uma festa muita bonita com os pais, familiares, muito bonita a festa, e reforço para a Polícia de São Paulo. São 2127 policiais militares imediatamente nas ruas aqui na capital, na região metropolitana, no nosso interior também, fazendo policiamento preventivo, ostensivo, repressivo para proteger a nossa população. E ainda teremos mais uma turma, Fernando Gomes, agora em dezembro, de mais 1.600 novos soldados que se formam agora e já vêm para as ruas para policiar. Então esse ano nós fechamos com 6 mil soldados homens e mulheres a mais no policiamento das nossas ruas.

Apresentador: Muito bem! Governador o nosso encontro fica por aqui, desejo uma boa semana para o senhor e até a semana que vem.

Geraldo Alckmin: Eu quero aqui deixar a minha homenagem aos atletas que treinam em São Paulo e ganharam medalhas nos jogos Panamericanos do México. Foi uma performance excepcional, 33 medalhas de ouro, 37 de prata e 56 de bronze, 126 atletas que treinam no Estado de São Paulo, brilharam em Guadalajara. E dizer que o Estado de São Paulo, nós vamos incentivar ainda mais o esporte. Nessa quinta-feira concedemos a bolsa talento esportivo a 553 atletas de alto rendimento e estudantes matriculados em escola de todo o nosso Estado, um apoio financeiro para atleta de várias modalidades, individuais ou coletivas, com o objetivo de proporcionar melhores condições de treinamento, alimentação e, sobretudo, melhor qualidade de vida a esses novos jovens. Aqui em São Paulo, os nossos medalhistas, treinados aqui pelo nosso Estado, representaram 44,36% dos medalhistas do Panamericano no México, representando o Brasil. Boa semana para todos os nossos ouvintes.

Apresentador: E você também pode enviar perguntas para o governador Geraldo Alckmin, no www.saopaulo.sp.gov.br na sessão fale conosco ou pelo twitter do governo que é: @governosp. Até a próxima semana!