Leia a transcrição do Programa Conversa com o Governador

Nesta semana, Alckmin e o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Álvaro Camilo, falam sobre fiscalização contra consumo de álcool por menores

ter, 25/10/2011 - 22h01 | Do Portal do Governo

Apresentador: Está começando mais uma edição do programa “Conversa com o Governador”, o nosso encontro semanal com o Governador Geraldo Alckmin. Como vai governador? Tudo bem?

Governador Geraldo Alckmin: Tudo bem, graças a Deus.

Apresentador: E hoje o governador convidou o Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel Álvaro Camilo, pra fazer parte da nossa conversa. Como vai, coronel?

Coronel Álvaro Camilo: Tudo bem. Bom dia, governador. Bom dia a todos os ouvintes.

Apresentador: Governador, Coronel Camilo e ouvintes, nos últimos dias a imprensa vem destacando muitos acidentes envolvendo motoristas embriagados que acabam por matar pessoas inocentes. Governador, o que a polícia tem feito para coibir esse tipo de crime?

Geraldo Alckmin: Olha, quero cumprimentar o Coronel Camilo, nosso Comandante-Geral da Polícia Militar. E dizer do esforço que está sendo feito na operação Direção Segura. Nós estamos fazendo blitz toda sexta-feira, todo sábado, e até 4h da madrugada. Agora vai até 6h da manhã. O ano passado nós tivemos durante todo ano 879 pessoas detidas por estarem embriagadas. Neste ano, só até agora outubro já são 1.167. E nós vamos fortalecer essas blitze. Por quê? Porque se bebeu, não dirija. A pessoa coloca em risco a sua própria vida e a vida de terceiros. Então, um esforço muito grande. E o outro que fizemos também, foi com os jovens, os adolescentes. A nova lei, ela proíbe não só a venda, mas também o consumo de álcool em qualquer estabelecimento comercial. Mas vou pedir ao nosso comandante-geral, o Coronel Camilo, que detalhe um pouco o trabalho da operação Direção Segura aqui no Estado de São Paulo.

Coronel Álvaro Camilo: Isso, governador. Nós até para proteger os nossos jovens… Lembrando aí que quem está morrendo são os nossos jovens, de 17 a 27 anos, que estão mais envolvidos. Então a operação Direção Segura, nós vamos estender inclusive não só nos finais de semana, mas pra todos os dias da semana, além de ter feito esse aumento aí de 4h às 06h da manhã, esse prolongamento aí. Só para ter uma ideia, governador, em 2009, eram 600 operações por mês, hoje em 2011, já chegamos a 900 operações por mês. Tudo isso para proteger o nosso jovem. E, infelizmente, em cada 157 submetidos ao bafômetro, em 2010, um acabava detido. Hoje, já temos a cada 97, um acaba detido. Ou seja, infelizmente o consumo de álcool tem aumentado no Estado. Daí a nossa intenção em cada vez mais fazer mais blitze. Nós pedimos aí a compreensão de todos, porque é pra segurança de todos nós, para evitar as mortes no trânsito.

Apresentador: Coronel, a PM vem testando aí um novo tipo de bafômetro. O senhor poderia falar um pouquinho mais dessa novidade?

Coronel Álvaro Camilo: Sem dúvida! A nossa intenção é trazer o menor constrangimento ao nosso cidadão. Então, num primeiro momento nós tirávamos o cidadão do veículo para fazer uso do bafômetro, num segundo momento nós começamos a fazer dentro do próprio veículo e agora estamos usando um novo tipo de bafômetro que é por aproximação. Então, chegamos perto, se aí sim, se identificarmos algum problema de odor alcoólico, de exalar álcool, aí nós paramos sim e aplicamos o bafômetro. Tudo isso é pra tornar mais célere a fiscalização, para fiscalizar um número maior de condutores e causar o menor constrangimento possível ao cidadão.  

Apresentador: Perfeito. A gente acompanha na mídia, Coronel Camilo, que alguns motoristas, não são todos, se recusam a fazer o teste o bafômetro. Neste caso, como a PM atua?

Coronel Álvaro Camilo: Então, deixar claro para todos os nossos ouvintes que é para sua própria segurança e dos outros. Vejam os últimos casos aí que nós tivemos com mortes, infelizmente. Então se recusar a usar o bafômetro, a polícia vai conduzi-lo ao Distrito Policial. Tendo sinais de embriaguez, lógico, vai conduzi-lo ao Distrito Policial. Se caso identificar que está num teor alcoólico aí até 0,33 miligramas, por litro de ar, ele vai ser multado. Se estiver acima disso, aí ele vai ser preso em flagrante pelo crime de trânsito, tá? E se ele se recusar também, só pelo fato dele se recusar já está pressuposto de que ele já consumiu bebida alcoólica. Então, ele pode ser multado, e a multa não é pequena não, é R$ 957,00.  

Apresentador: Governador Alckmin, na semana passada nós falamos aqui no programa com a Secretária da Justiça, Dra. Heloisa Arruda, e focamos a lei que proíbe a venda e o consumo de álcool pelos menores. Essa lei é muito importante. Eu queria que o senhor falasse um pouquinho mais sobre ela.

Governador Geraldo Alckmin: Olha, o que nós verificávamos anteriormente? O Brasil já tem uma lei, já tinha uma lei, proibindo a venda de bebida alcoólica para menor de 18 anos. Acontece que isso não estava tendo eficácia, ou seja, nós víamos que não segurava a tendência de crescer o número de jovens, adolescentes, até crianças, consumindo bebida alcoólica. Agora a lei nova de São Paulo, ela estabelece: primeiro, repete que já é proibida a venda e também o consumo. Então, qualquer estabelecimento é responsável se alguém consumir a bebida dentro do estabelecimento. É preciso ter responsabilidade nessa questão, que é uma questão hoje de saúde pública. Nós vamos fazer uma campanha muito grande até o dia 19 de novembro, e, após o dia 19 de novembro, aí a campanha é punitiva, ou seja, para que todo mundo cumpra. E eu estou muito otimista de que nós vamos ter um bom resultado, porque sinto uma grande conscientização da sociedade: participação dos pais, do setor produtivo, associação de bares e restaurantes, a indústria, o meios de comunicação, as igrejas, enfim, a sociedade tendo consciência da gravidade dessa situação. Em relação ao consumo de álcool e a direção, nós vamos aumentar a operação Direção Segura, uma grande campanha de prevenção. Bebeu, não dirija. Polícia fiscalizando, fazendo as blitze para proteger a população. E São Paulo, a Polícia Civil, está orientada para casos como esse que verificamos de homicídio, de pessoas dirigindo atropelarem, matarem pessoas, tipificar como homicídio doloso, e a prisão ser imediata e o encaminhamento à justiça. Então, em São Paulo, a orientação nossa pra todo estado é tipificar como homicídio doloso e prisão para todos os casos onde houve óbito. Ou seja, nós estamos tomando aqui todas as providências para poder agir em defesa da vida e em defesa da sociedade.

Apresentador: Coronel Camilo, o senhor gostaria de acrescentar mais algum item aos nossos ouvintes sobre esse assunto?

Coronel Álvaro Camilo: Estamos apoiando totalmente essa campanha e nós vamos trabalhar também supletivamente a fiscalização. Principalmente do adolescente, do consumo por adolescente que será feito num primeiro momento pela Vigilância Sanitária, pelo Procon, mas a Polícia Militar vai apoiar, inclusive usando os tablets. Quando precisar num bar saber se um jovem ali, se é menor de idade ou não, a polícia vai fazer isso rapidamente, já até construir ali um Boletim de Ocorrência, encaminhar direto para Vigilância Sanitária para que faça lá a intervenção, se for o caso, até multar esse estabelecimento. Mas a gente espera que isso não aconteça. E a polícia tem um interesse muito grande também, porque o álcool, além de tudo que nós falamos, é uma das principais causas do próprio homicídio doloso, ou seja, sempre as pessoas consomem exageradamente, às vezes, o álcool e acabam tendo a discussão, a lesão corporal e as brigas. Isso infelizmente, independente até do trânsito, também levam aos homicídios. Então a polícia apoia totalmente. Pode contar, viu, governador? Com a Polícia Militar de São Paulo pra essa campanha.

Governador Geraldo Alckmin: Muito bom. Vamos trabalhar muito juntos aí em benefício da população.

Apresentador: Coronel Álvaro Camilo, Comandante-Geral da Polícia Militar, foi o nosso convidado hoje. Muito obrigado. Leve nosso abraço a toda corporação da PM.

Coronel Álvaro Camilo: Muito obrigado e contem sempre com a Polícia Militar de São Paulo.

Apresentador: Muito obrigado. E o nosso programa Conversa com o Governador vai ficando por aqui. Governador uma boa semana para o senhor. Bastante trabalho e até a semana que vem.

Governador Geraldo Alckmin: Muito obrigado. Muito boa semana a todos os nossos ouvintes.