Leia a transcrição do Programa Conversa com o Governador

Nesta semana Alckmin fala sobre o Governo Presente que visitou o Vale do Ribeira

ter, 12/04/2011 - 22h01 | Do Portal do Governo

Apresentadora: Olá governador Geraldo Alckmin, tudo bem?

Geraldo Alckmin: Olá, tudo bem.

Apresentadora: O senhor deu inicio ao São Paulo Governo Presente, a primeira edição ocorreu no Vale do Ribeira. O que é essa ação, governador? E qual a proposta?

Geraldo Alckmin: É uma grande iniciativa que começou pelo Vale do Ribeira e Litoral Sul de São Paulo, nós levamos para cidade de Registro o coração do Governo, os secretários, toda a equipe, fomos todos para ouvir a população, isso é o Governo Presente, é trabalhar para quem mais precisa. Nós ficamos dois dias no Vale do Ribeira e no Litoral Sul. Tivemos uma série de encontros com servidores estaduais, com a população, com os prefeitos, com as lideranças comunitárias, com os trabalhadores, enfim, ouvindo nós erramos menos e acertamos mais, identificamos melhor as demandas locais, as prioridades, estabelecemos parcerias, metas a atingir e criar, na verdade, um dialogo permanente entre o Governo e toda a região. Esse é o objetivo do Governo Presente. Tivemos uma experiência muito bem sucedida no Vale do Ribeira, que vamos agora levar para outras regiões do Estado de São Paulo.

Apresentadora: E quais os principais avanços que o senhor destaca desse encontro?

Geraldo Alckmin: Olha, a experiência que esse Governo Presente foi muito produtivo. Avançamos em várias áreas, vamos dar um impulso enorme ao desenvolvimento da região e vamos fazer isso ampliando o acesso ao crédito para estimular a economia local. Criamos uma linha de financiamento especial para o Vale do Ribeira e Litoral Sul, serão R$ 25 milhões em recursos da Agência de Fomento do Estado de São Paulo, a Nossa Caixa Desenvolvimento, com taxas de juros totalmente subsidiadas, praticamente quase a juros zero, pelo Fundo de Desenvolvimento Econômico do Vale do Ribeira, o Fundesvar, com prazo de até 60 meses para pagar com fundo de aval para os pequenos e médios empreendedores. Isso vai ser um grande avanço na geração de renda na região em todos os setores: na agricultura, no turismo que está crescendo na região. E quem é que pode solicitar esse credito? São empresas ou produtores que faturem a partir de 10 mil reais por mês.

Apresentadora: Governador, e que outros investimentos o Vale do Ribeira vai receber?

Geraldo Alckmin: Na área da Saúde, por exemplo, anunciamos investimentos de R$ 58 milhões. O hospital regional do Vale do Ribeira, o nosso hospital estadual, em Pariquera-Açu, é referência para toda a região, ele será reformado, ampliado. Teremos também um novo AME em Pariquera-Açu. Será o primeiro AME da região, com 25 especialidades médicas para atender com hora marcada toda a população da região. E também teremos, em Pariquera-Açu, a Rede Lucy Montoro, que via oferecer reabilitação para as pessoas com mobilidade reduzida ou pessoas com deficiência. Anunciamos ainda que o Vale vai ganhar um Centro de Atenção Psicossocial, para toda a parte de tratamento de dependência química ou de álcool, em Juquiá. Na área de Habitação, entregamos 704 títulos de propriedade lá em Registro. Essa é a realização do sonho da casa própria, os documentos oficiais definitivos. Em Apiaí, nós vamos instalar uma ETEC, uma Escola Técnica de ensino profissionalizante, de qualidade. E vamos ter também grandes investimentos em Transporte. Eu destacaria a SP-55, entre Miracatu e Peruíbe, que vai ligar a Régis Bittencourt com a rodovia que vai para o porto de Santos. Nós teremos recapeamento, terceiras faixas, acostamento, obras de segurança. A obra começa já em maio, no mês que vem. Então são investimentos em todas as áreas para poder ter um desenvolvimento mais rápido, melhorar a renda e a qualidade de vida para a população.

Apresentadora: Governador, muito obrigado pela entrevista e até a semana que vem.

Geraldo Alckmin: Muito obrigado. Um grande abraço.

Leia aqui a transcrição do programa Governador Responde