Leia a transcrição do Programa Conversa com o Governador

Nesta semana, Alckmin e o secretário de Gestão Pública Julio Semeghini falam sobre o modelo de funcionamento da unidade do Detran.SP

ter, 30/08/2011 - 22h01 | Do Portal do Governo

Apresentadora: Olá, governador Geraldo Alckmin! Tudo bem?

Geraldo Alckmin: Tudo bem, graças a Deus!

Apresentadora: Governador, nesta semana o senhor entregou um novo modelo de unidade do Detran. O que muda para o cidadão com a inauguração dessa primeira unidade piloto em Interlagos?

Geraldo Alckmin: A principal mudança é no padrão de qualidade. Nós estamos implantando o novo Detran no padrão do Poupatempo, que tem uma grande aprovação da população. Vamos simplificar, desburocratizar e agilizar os serviços prestados. Tudo isso fazendo um atendimento rápido, eficiente, funcionários bem treinados, capacitados e motivados para esse trabalho. Para você ter uma ideia, nessas mudanças já criamos um Call Center que vai orientar a população, tirar dúvidas por telefone. Já implantamos, nesse novo padrão do Poupatempo, cinco postos de atendimento: em Interlagos – aqui em São Paulo – e em Aricanduva, aqui na Zona Leste; São Bernardo do Campo, no ABC; Americana, na região de Campinas e Aparecida, no Vale do Paraíba. E teremos em seguida nas 16 regiões administrativas do Estado. A outra novidade é que nós estamos aumentando os serviços virtuais para facilitar a vida da população que, em muitos casos, pode resolver tudo pela internet sem precisar ir pessoalmente a uma unidade do Detran. E para explicar os detalhes dessa mudança, nós convidamos e, está aqui com a gente o secretário de Gestão, que é o Julio Semeghini, que é quem está à frente desse trabalho do novo Detran. Julio, conta para a gente e para os nossos ouvintes quais são os serviços já disponíveis na internet no novo Detran.

Julio Semeghini, secretário de Gestão Pública: Olá, governador, ouvintes. É um prazer falar com vocês. A mudança é não só colocar na internet o processo, é mudar totalmente o procedimento, eliminar a burocracia, facilitar a vida do cidadão ao máximo. Por exemplo, um jovem ou uma pessoa que vai tirar a sua Carteira Nacional de Habilitação definitiva. Quando ele tira a sua licença, tem a permissão por um ano, quando vencia, se ele cumpriu as regras direitinho, ele tinha que ir três vezes a um posto do Detran e uma vez ao banco, colher todas as impressões digitais novamente, fazer todo o processo. Isso está tudo eliminado hoje, governador. Hoje, o jovem recebe na sua casa uma mensagem pelo correio e uma cartinha parabenizando por ter sido correto, um bom motorista e ali tem um código e ele entra, diretamente da sua casa, se ele quiser, no home banking, pela internet, ou vai até um posto bancário, paga essa taxa e opta naquele momento para ir a uma Ciretran buscar o seu documento definitivo ou já recebe pelo correio. Isso é muito importante. Vai facilitar a vida de mais de 50 mil pessoas por mês. Há outros serviços: a permissão internacional para dirigir. Hoje, muitos brasileiros estão tendo a oportunidade de ir a outros países e quando forem agora viajar podem, com um prazo máximo de dez dias de antecedência, entrar no portal nosso do Detran e ali pedir a sua permissão internacional para dirigir, só paga a taxa também da sua casa direto, se o seu banco já está informatizado, senão ele paga no banco dele e depois recebe na sua casa. Outro exemplo muito bom é a segunda via da CNH. Às vezes, as pessoas perdem a carteira e, com isso, perdem o seu documento, a sua Carteira Nacional de Habilitação. Hoje também ele pode fazer esse pedido sem precisar ir duas ou três vezes até o Detran ou ao banco. Agora, uma novidade boa, governador: essa semana já está entrando também o Cerificado de Registro de Licenciamento de Veículo. Isso é um exemplo claro do excesso de burocracia. Hoje, quando um cidadão perde o seu Certificado de Licenciamento de Veículo, ele precisa passar pelo Detran, inclusive por uma nova Inspeção Veicular para receber esse documento. E agora com o decreto último que o senhor assinou prorrogando o prazo do Detran, o senhor já mudou isso aí, permitindo que a gente pudesse eliminar a burocracia e esse documento, nos próximos 15 dias, que estamos só acabando de acertar o procedimento das taxas com a Secretaria da Fazenda, mas até no máximo 30 dias, o proprietário do veículo vai poder entrar na internet e pedir a segunda via do seu certificado e não precisará fazer nem mais a vistoria e nem nada e vai receber na sua casa. É um avanço gradativo que nós estamos fazendo, eliminando a burocracia e facilitando a vida do cidadão. E uma coisa muito gostosa, governador: no mês de julho e agosto, mais de 100 mil pessoas receberam a sua cartinha em casa e tiraram, sem essa burocracia, a sua Carteira Nacional de Habilitação e mais de 22 mil pessoas já receberam pelo correio. Isso é sinal de que estão avançando bastante os serviços do Detran pelo portal da internet, governador.

Geraldo Alckmin: É importante dizer que estamos investindo na capacitação e equipamento de tecnologia no Detran para alcançar o padrão de atendimento do Poupatempo.

 

Julio Semeghini, secretário de Gestão Pública: Nós estamos investindo muito, porque o padrão de serviço do Poupatempo, ele não depende só dos funcionários do Detran, depende dos médicos, dos psicólogos, de mais de três mil CFCs que estão envolvidos nesse processo, que são as autoescolas e despachantes. Nós já treinamos oito mil pessoas, que são esses parceiros nossos, mais ou menos 800 funcionários que estão sendo alocados nesses cinco primeiros postos que estão sendo inaugurados agora nesses dias pelo senhor, governador. E é muito importante que dentro desse atendimento e da implantação de tecnologia, da troca de equipamentos, de computadores, das instalações e também cria-se todo um formato de atendimento, de explicação para as pessoas, como onde ela retirar esses documentos todos. Mas esse treinamento tem que estar integrado ao portal e ao Disque Detran para facilitar a vida das pessoas. Mas isso está avançando bastante e está permitindo que a gente, rapidamente, atinja o padrão Poupatempo nessas cinco unidades e possamos, a partir daí, sim, corrigindo os defeitos que estão aparecendo nos primeiros dias de operação, levarmos para todas as outras unidades do interior e a última da capital, governador.

Apresentadora: Governador, secretário, agora, para finalizar, o que todo mundo quer saber é quando esse novo padrão vai estar disponível no Estado inteiro. Secretário?

Julio Semeghini, secretário de Gestão Pública: Governador e ouvintes. Primeiro, o trabalho está sendo feito na capital e nas 16 outras Ciretrans regionais. Nós inauguramos já essas cinco, lote piloto, já vamos começar no final desse ano e começo do ano que vem implantarmos as grandes Ciretrans regionais; lá para maio, junho do ano que vem, começamos a avançar nos municípios pequenos com projetos onde vamos levar o Poupatempo e o Detran juntos para reduzirmos os custos e simplificarmos a operação do cidadão, governador.

Geraldo Alckmin: Olha, quero agradecer, Júlio, e antes de finalizar, dizer que têm outras coisas boas acontecendo com essas mudanças no Detran. Por exemplo, nós já liberamos 181 policiais que trabalhavam no Detran, nessas atividades de gestão, administrativas, e vão para o trabalho de investigação policial, polícia investigativa e polícia judiciária. Até o final do ano, nós teremos mais de mil policiais, delegados, investigadores, escrivães devolvidos à Polícia, que vão se dedicar a sua tarefa fim, que é a tarefa de Segurança Pública. Então, mais um benefício do novo Detran e o endereço é fácil de guardar. É www.detran.sp.gov.br e, se quiserem também, têm os telefones: na capital (11)3322-3333; e no interior 0300 101 33 33.

Apresentadora: Secretário Julio Semeghini, muito obrigada pela participação e, governador, espero o senhor na semana que vem!

Geraldo Alckmin: Muito obrigado! Um grande abraço a todos.

Leia aqui a transcrição do programa Governador Responde