Leia a transcrição do Programa Conversa com o Governador

Nesta semana, Alckmin fala do novo programa para a erradicação da miséria no Estado de São Paulo

ter, 23/08/2011 - 22h01 | Do Portal do Governo

Apresentadora: Olá governador Geraldo Alckmin, tudo bem?

Geraldo Alckmin: Tudo bem, graças a Deus.

Apresentadora: Governador, o Estado de São Paulo deu um passo importante para erradicar a pobreza extrema, com o programa Brasil sem Miséria. Governador, é um avanço?

Geraldo Alckmin: Sem dúvida. A eliminação da pobreza extrema, da miséria, ela deve ser a prioridade número um de qualquer Governo e a parceria com o Governo Federal é um passo muito decisivo. A união de esforços, para todas as esferas de Governo, Federal, Estadual e Municipal, em prol das pessoas que mais precisam, demonstra que a dignidade humana deve estar acima de política partidária. Esse convênio que assinamos, o Governo do Estado de São Paulo e o Governo Federal, para o Brasil sem Miséria no nosso Estado é um marco muito importante.  Este deve ser o papel primordial da política: zelar pelo bem-estar das pessoas, abrir portas, criar oportunidade para que cada um se supere e encontre o seu caminho. Nós estivemos com a presidenta Dilma e acertamos uma parceria para unir esforços em prol dos que mais precisam.

Apresentadora: E na prática, como vai funcionar essa parceria com o Governo Federal?   

Geraldo Alckmin: Uma das medidas mais importantes será a unificação dos programas de transferência de renda: o Bolsa Família, do Governo Federal, e o Renda Cidadã, do Governo do Estado, através de um cartão único. Com esta união e um cartão único e os recursos a mais que nós vamos colocar, nós poderemos em quatro anos levar este benefício para mais 300 mil famílias, ou seja, quase um milhão de pessoas, garantindo uma renda mínima de R$ 70,00 per capita, neste caso. O cartão único começará a ser utilizado a partir já do ano que vem, em 2012, e as 100 cidades mais pobres serão aquelas que nós vamos priorizar para erradicar a miséria, para nós não termos no Estado de São Paulo famílias abaixo da linha da pobreza. E a meta do Governo é atingir todos os municípios em quatro anos, incluindo as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista.

Apresentadora: Governador, como serão identificadas as pessoas em extrema pobreza no Estado?

Geraldo Alckmin: A partir já agora de setembro deste ano, o Governo do Estado iniciará a busca para identificar as famílias com maior vulnerabilidade em parceria com as prefeituras e com as organizações da sociedade civil. Para receber atendimento, os beneficiados também terão que se comprometer como o que nós chamamos de Agenda da Família. Um conjunto de programas de educação, a escola de jovens e adultos, a qualificação profissional, o Via Rápida para o Emprego, o microcrédito; nós vamos também disponibilizar através do Banco do Povo. Enfim, são programas importantes para dar a oportunidade para a pessoa conseguir um emprego, conseguir uma renda melhor, e com isso aumentar sua possibilidade de um futuro com mais segurança. O objetivo é oferecer uma saída dos programas de assistência social; ajuda é importante, mas todo mundo gosta de caminhar com as próprias pernas, mirando um futuro mais promissor e um futuro melhor. Nós vamos fazer um forte apoio, para que as famílias saiam dessa situação de miséria, de pobreza extrema, e possam num próximo passo junto, através da Agenda da Família, poderem ter um futuro bem melhor.

Apresentadora: Governador Geraldo Alckmin, muito obrigada. Até a semana que vem.

Geraldo Alckmin: Muito obrigado, até a semana que vem. 

Leia aqui a transcrição do programa Governador Responde