Leia a transcrição do Programa Conversa com o Governador

Nesta semana, Alckmin fala da entrega de mais uma Fábrica de Cultura na capital

ter, 28/06/2011 - 22h01 | Do Portal do Governo

Apresentadora: Olá, governador Geraldo Alckmin! Tudo bem?

Geraldo Alckmin: Tudo bem, graças a Deus.

Apresentadora: Governador, hoje o assunto aqui no programa é cultura. O que o Governo tem feito para prover a inclusão social, principalmente nas regiões mais carentes, por meio de atividades culturais no Estado de São Paulo.

Geraldo Alckmin: Por exemplo, temos feito o projeto Guri. Hoje nós temos perto de 50 mil crianças e adolescentes. É o maior projeto sociocultural do país, com aulas inteiramente gratuitas de canto, instrumentos musicais para jovens, para crianças em toda a capital e em todo o interior. O projeto é Guri, mas a música é de gente grande, porque muitos alunos saem de lá já profissionais. É inclusão social, mas, também, iniciação à música. E queria falar das Fábricas de Cultura, que são espaços culturais, criados pelo Governo do Estado nas regiões de maior vulnerabilidade juvenil, onde os jovens estão mais exposto à violência. Nós já inauguramos mais duas Fábricas de Cultura: uma na Vila Curuçá e outra em Sapopemba, ambas na Zona Leste da capital, e teremos mais sete Fábricas de Cultura para inaugurar até o final deste ano e início do ano que vem. Antes, para ter acesso à cultura, ir ao teatro, ver um musical, espetáculo de dança as pessoas tinham que pegar condução, ir até o centro e agora não, agora a cultura vai ao bairro, isso sem nenhum custo, totalmente de graça.

Apresentadora: Governador, como são essas Fábricas de Cultura e como a população pode se beneficiar?

Geraldo Alckmin: São prédios totalmente equipados para oferecer o que há de mais moderno na área de cultura e entretenimento. Por exemplo, todas têm salão de teatro, com auditório para mais de 300 pessoas – e todos os equipamentos necessários para a produção de grandes e bons espetáculos; bibliotecas computadorizadas, salas de ensaio para dança, para música, para literatura, artes plásticas, vídeo, fotografia, jornalismo, grafite, enfim, todas as expressões culturais. Durante a semana, o espaço oferece aulas teóricas e práticas e cursos regulares de formação cultural e, nos fins de semana, as fábricas ficam totalmente abertas à comunidade, com a apresentação de espetáculos e os espaços disponíveis também para a produção local. E é tudo de graça e com muita qualidade.

Apresentadora: E esse programa, governador, vai ser levado para o interior também?

Geraldo Alckmin: Nós temos levado os programas culturais para todo o interior. O próprio projeto Guri, ele está presente hoje em 310 municípios do interior e do litoral de São Paulo. Temos também o Circuito Cultural Paulista que leva uma programação regular de espetáculos de teatro, música, dança e circo para as cidades do interior. Neste ano agora em 2011 nós vamos passar por 70 cidades, com cerca de 700 atrações previstas. Isso sem falar da Virada Cultural Paulista, que acontece uma vez por ano e é, sem dúvida, o maior evento cultural do Brasil, em 24 horas de programação. Na parte da literatura, temos a Viagem Literária, que promove o encontro de escritores consagrados com o público de 70 cidades no nosso interior, dentro das bibliotecas desses municípios. E, com relação às Fábricas de Cultura, primeiro nós vamos entregar as nove da capital; teremos quatro na Zona Leste, além de Vila Curuçá e Sapopemba, teremos também no Itaim Paulista e na cidade Tiradentes; na Zona Norte nós teremos na Vila Nova Cachoeirinha, Jaçanã e Brasilândia; e, na Zona Sul, Jardim São Luiz e Capão Redondo. E como está indo muito bem, muito bem aceito, um enorme sucesso, estamos sim estudando para, com recursos próprios do Governo, estendê-los para outras regiões, sempre escolhendo locais onde falta entretenimento e lazer e o jovens estão mais expostos à violência.

Apresentadora: Governador Geraldo Alckmin, muito obrigada pela entrevista, até semana que vem!

Geraldo Alckmin: Muito obrigado! Até a semana que vem, se Deus quiser!

Leia aqui a transcrição do Programa Governador Responde