Leia a transcrição do Programa Conversa com o Governador

Nesta semana, Alckmin fala criação da Região Metropolitana de São Paulo

qua, 15/06/2011 - 22h01 | Do Portal do Governo

Apresentadora: Governador Geraldo Alckmin, tudo bem?

Geraldo Alckmin: Tudo bem, graças a Deus.

Apresentadora: Governador, com a lei que cria a Região Metropolitana de São Paulo, o que vai mudar?

Geraldo Alckmin: A criação da Região Metropolitana de São Paulo, ela é um  grande marco na gestão pública do País e uma grande conquista para os 39 municípios aqui da região metropolitana da capital. É a quarta maior população urbana do planeta, são 22 milhões, e o que a gente percebe, é que os problemas na região metropolitana não tem fronteira. Vou dar um exemplo, para resolver o problema de enchente em São Paulo, nós temos um piscinão lá em Mauá, porque os rios passam por mais de uma cidade. No transporte público vão poder criar um bilhete único metropolitano. São assuntos que precisam de soluções integradas. A Região Metropolitana é um instrumento moderno de gestão da metrópole, com prefeitos, Governo do Estado, setor privado, todo mundo reunido para discutir os desafios, fazer o planejamento e execução para melhorar a vida da população.

Apresentadora: E como vai funcionar na prática a administração da Região Metropolitana de São Paulo?

Geraldo Alckmin: Nós vamos ter um Conselho de Desenvolvimento que será formado pelos 39 prefeitos e os representantes do Governo do Estado. Esse conselho vai decidir as questões prioritárias, soluções integradas, promover bons projetos de sinergia, e esses projetos serão feitos com recursos do Fundo de Desenvolvimento, que também será criado com a sanção da lei. Além do Conselho de Desenvolvimento, nós também teremos as Câmaras onde nós teremos a participação da sociedade civil. E por fim, uma Agência de Desenvolvimento Metropolitano que é órgão do Governo que vai ser um instrumento para todo esse trabalho.

Apresentadora: Governador, o senhor anunciou uma série de investimentos no ABC, já é um exemplo dessas soluções integradas para a região metropolitana?

Geraldo Alckmin: Exatamente isso. Nós anunciamos R$ 6,3 bilhões do Governo do Estado que vão beneficiar os sete municípios do ABC. É a Linha 18 do Metrô, o chamado Metrô Leve que sai de Tamanduateí, onde está integrado a estação Tamanduateí da Linha 10 da CPTM, aqui em São Paulo, e a Linha 2 do Metrô. E na estação Tamanduateí, nós faremos então, a ligação com o ABC, e vai beneficiar diariamente mais de 80 mil pessoas. O projeto básico fica pronto ainda este ano, e nós iniciaremos as obras, se Deus quiser, no ano que vem. Um grande investimento. Um segundo exemplo, o expresso ABC. Nós temos a Linha 10 da CPTM que vem do ABC para São Paulo. Nós vamos fazer uma linha do lado, 25km de trilho com seis estações: Mauá, Santo André, São Caetano e Tamanduateí, Brás e Luz. E ela vai beneficiar 600 mil passageiros por dia com trem rápido e de qualidade. O projeto básico da obra já começa a ser feito agora no segundo semestre, uma obra de R$ 1,2 bilhão e que nós vamos fazer por meio de uma PPP – Parceria Público Privada, e já agora em julho, nós vamos implantar um projeto piloto criando o BOM – Bilhete de Ônibus Metropolitano. O passageiro vai poder usar o mesmo cartão para andar de trem, de metrô ou de ônibus, em qualquer das cidades da região metropolitana.

Apresentadora: E esse modelo de gestão metropolitana vai chegar a outras regiões do Estado?

Geraldo Alckmin: Nós já enviamos a Assembleia um projeto de lei que cria o aglomerado urbano de Jundiaí, são sete municípios, um modelo muito semelhante ao da Região Metropolitana porque também cria os instrumentos para o planejamento conjunto de ações entre as cidades. Só para lembrar, nós já temos a Região Metropolitana de Campinas com 19 municípios e a Região Metropolitana da Baixada Santista, com nove municípios. E agora a Região Metropolitana de São Paulo. E estamos estudando o melhor modelo para as regiões do Vale do Paraíba, Piracicaba e Ribeirão Preto.

Apresentadora: Governador Geraldo Alckmin, muito obrigada e até a semana que vem.

Geraldo Alckmin: Muito obrigado e até semana que vem.

Leia aqui a íntegra do programa Governador Responde