Leia a transcrição do Programa Conversa com o Governador

Nesta semana, Alckmin fala da aquisição de trens para CPTM e Metrô

qui, 09/06/2011 - 22h01 | Do Portal do Governo

Âncora: Olá governador Geraldo Alckmin, tudo bem?

Geraldo Alckmin: Olá! Tudo bem.

Âncora: Governador, hoje o senhor traz mais boas notícias para que usa o transporte sobre trilhos na Região Metropolitana de São Paulo. Quais a novidades?

Geraldo Alckmin: Nós estamos entregando mais dois trens para a Linha 3, que é a Linha Vermelha do metrô a Leste-Oeste, e mais três trens para a CPTM. Esses trens, eles já vêm com ar-condicionado, câmera de vigilância, sistema de informação para os usuários, com monitores dentro dos trens, padrões de acessibilidade e, também, com uma enorme atualização tecnológica para deixar todo o sistema mais seguro e mais confiável. Estamos dando um passo muito importante para termos um metrô com mais conforto para o usuário.

Vamos dar um exemplo: foi implantado um novo sistema de freios que melhora a operação quando está chovendo, ou seja, o metrô não vai precisar reduzir tanto a velocidade, então, você aumenta a capacidade de todo o sistema. Além disso, a Linha 3 vai ganhar um novo sistema de sinalização, que é a Linha Leste-Oeste, vai permitir reduzir o intervalo entre um trem e outro para 90 segundos, ou seja um minuto e meio entre cada trem. Isso já em 2012, o ano que vem. E olha, no caso do metrô esses são apenas os dois primeiros trens que estão chegando. Nós vamos reformar completamente a Linha 1, que é a Linha Norte-Sul, e a Linha 3, que é a Leste-Oeste. São 98 trens que vão ser completamente modernizados. E até o final desse ano nós vamos entregar mais 12 trens – e o restante vai ser entregue em 2014. O investimento será de R$1,75 bilhão e vale a gente lembrar: a Linha 3, que é a Linha Vermelha é, na prática, a linha da Copa do Mundo de 2014, porque é a linha que atende a estação Corinthians-Itaquera, que fica bem perto do futuro estádio do Corinthians. Então, aumentando a capacidade dessa linha, a gente não só beneficia a população que vive nessa região, mas, também, atende a necessidade de levar os torcedores para o futuro estádio.

Âncora: Agora, governador, que outras boas notícias para o metrô nós podemos antecipar para o nosso ouvinte?

Geraldo Alckmin: No caso do metrô, nós estamos com obras de expansão em três linhas ao mesmo tempo: na Linha 4, que é a Linha Amarela, já estão funcionando quatro estações – Butantan, Pinheiros, Faria Lima e Paulista. Na estação Pinheiros o usuário já pode fazer a integração gratuita com a Linha 9 da CPTM e até o final de junho, vamos ter essas 4 estações operando das 4h40 da manhã até a meia noite. Também na Linha 4, pretendemos entregar até outubro as estações Luz e República, fazendo a integração com a Linha 1, que é a Norte-Sul e a Linha 3, que é a Leste-Oeste, o que vai representar um grande benefício para a população. Na Linha 5, que vai hoje do Capão Redondo até o Largo 13, estamos já construindo o trecho até a Adolfo Pinheiro, que vai ficar pronto já em 2013; e já vamos começar todas as obras até Chácara Klabin, integrando também com a Norte-Sul. Também já estamos prolongando a Linha 2, que sai de Vila Madalena, passa pela Paulista e já chegou até Vila Prudente na Zona Leste. Já está em obra o monotrilho, que vai até Cidade Tiradentes. O trecho de Vila Prudente até Oratório, nós vamos entregá-lo até 2013 e vamos ter uma nova linha, que é a Linha 17, que vai do aeroporto de Congonhas até a futura estação São Paulo-Morumbi da Linha 4.

A Prefeitura acabou de aprovara a licença ambiental prévia e pretendemos concluir, até 2014, o primeiro trecho ligando com a Linha 9 da CPTM. E vamos ter também a Linha 6, saindo da estação São Joaquim, na Linha Norte-Sul, passando pela Linha 4, integrando a futura estação Mackenzie-Higienópolis, integrando também com a CPTM e chegando até a Brasilândia, na Zona Norte, essa obra a gente começa já no ano que vem. Então, temos um conjunto grande de obras para atender à demanda da população, que é enorme. Todos os dias, quase quatro milhões de passageiros usam o metrô. Se a gente somar à CPTM, são mais de seis milhões de passageiros por dia que usam o transporte sobre trilhos. É por isso que nós estamos fazendo esse grande esforço no Governo do Estado para agilizar as obras, colocá-las todas a pleno vapor, ampliar o metrô, colocar mais trens na CPTM, modernizar o sistema, enfim, tudo que está ao nossa alcance para oferecer um transporte com mais qualidade e mais rápido para a população de São Paulo.

Âncora: Obrigada, governador Geraldo Alckmin e até a semana que vem.

Governador Geraldo Alckmin: Muito obrigado!

Leia aqui a íntegra do programa Governador Responde