Leia a transcrição do Programa Conversa com o Governador

Nesta semana, Alckmin fala dos investimentos para evitar enchentes e sobre a aprovação da Região Metropolitana de São Paulo

qua, 01/06/2011 - 22h01 | Do Portal do Governo

Apresentadora: Olá Governador Geraldo Alckmin, tudo bem com o senhor?

Geraldo Alckmin: Tudo bem, graças a Deus.

Apresentadora: Governador, todo ano as fortes chuvas de verão provocam alagamentos, principalmente na Região Metropolitana de São Paulo. Quais as providências do Estado para evitar as enchentes?

Geraldo Alckmin: Olha, nós estamos fazendo imediatamente o desassoreamento do Rio Tietê e do Rio Pinheiros. Especialmente o Tietê, que é o grande ralo por onde escoa, a macrodrenagem da Região Metropolitana de São Paulo. Veja que o Rio Aricanduva, o Tamanduateí, o Cabuçu, o próprio Pinheiros, todos eles deságuam no Rio Tietê. E é nesse período agora de seca, de estiagem, que a gente deve trabalhar mais rápido e com mais afinco para poder evitar as enchentes na época do verão. Então, só aqui na Região Metropolitana, são perto de R$ 500 milhões que estão sendo investidos entre piscinões, canalizações e limpeza dos nossos córregos. Aqui no Tietê nós começamos na semana passada. As máquinas já estão trabalhando, tirando todo material assoreado. Para ter um ideia, no Tietê serão 2,7 milhões de metros cúbicos de material assoreado que nós deveremos retirar nos seus 41 km, entre a Barragem Edgar de Souza, lá em Santana do Parnaíba, até a Barragem da Penha, aqui em São Paulo. Nossa meta é tirar 250 mil metros cúbicos por mês. Ou seja, até o verão nós já teremos feito uma parte importante desse trabalho.

E agora estamos começando o desassoreamento do Rio Pinheiros. Nossa previsão é retirar 1,5 milhão de metros cúbicos entre o Cebolão até a Billings. E, além disso, são sete novos piscinões, que vão se somar aos 30 piscinões já construídos pelo Governo do Estado, e que já estão funcionando. O Piscinão Olaria, na bacia do Rio Pirajussara, vamos entregar agora, já no segundo semestre. E vamos fazer outros dois na região de Guarulhos, um em Mauá, no ABC, dois em São Bernardo do Campo e outro na Vila Prudente, na capital. E veja que o aprofundamento do Rio Tietê e do Rio Pinheiros é muito importante, e os piscinões são as várzeas modernas. Então, o piscinão, ele armazena o excesso de água naquele momento da tempestade, do pico da chuva, e depois que passa a tempestade ele vai soltando gradualmente. E aqui quero destacar mais uma vez, a importância de se trabalhar de forma metropolitana. Porque para evitar enchente no Mercadão em São Paulo, nós vamos fazer piscinão lá em Mauá, lá no ABC. É necessário planejamento e trabalho de forma metropolitana, uma sinergia entre os municípios. Por isso fico feliz de que a Assembleia Legislativa aprovou o nosso projeto de lei por unanimidade, criando a Região Metropolitana de São Paulo, que vai ser um instrumento importantíssimo para agilizar e coordenar melhor nossas ações contra as enchentes, por exemplo. Mas isso vale para o transporte, segurança, saúde, meio ambiente.

Apresentadora: Quer dizer então, que vai melhorar a vida de quem mora na Região Metropolitana de São Paulo, governador?

Geraldo Alckmin: Não há a menor dúvida. Nós temos 39 municípios na Região Metropolitana de São Paulo e mais da metade da população do Estado de São Paulo. E é necessário então, termos soluções integradas. Isso vale para questão do lixo, da proteção ao meio ambiente, da rede de esgoto. E com a Região Metropolitana, nós teremos o Conselho do Desenvolvimento Metropolitano de São Paulo, com a presença as 39 cidades e do Governo do Estado, teremos a Agência de Desenvolvimento, que é um instrumento moderno pra se poder trabalhar, e o Fundo de Desenvolvimento, com a participação dos municípios, do Governo do Estado e do Governo Federal.

Apresentadora: Governador Geraldo Alckmin, muito obrigada e até a semana que vem!

Geraldo Alckmin: Muito obrigado a você. Até a semana que vem!

Leia aqui a íntegra do programa Governador Responde