Leia a íntegra do programa Governador Responde

Programa Governador Responde

seg, 28/02/2011 - 22h02 | Do Portal do Governo

Apresentadora: Bom, governador Geraldo Alckmin, a Fernanda Amaral da Silva, de Santo André, quer saber onde ela encontra a lista de medicamentos oncológicos e de quimioterapia oral liberados pela farmácia de alto custo.

Geraldo Alckmin: Para ter acesso a esses medicamentos, Fernanda, você precisa dar entrada em uma das farmácias de medicamentos especializados com um laudo de solicitação de medicamentos, que o seu médico deve preencher, mais a receita médica, uma cópia do seu RG e do cartão nacional de saúde e um comprovante de residência. O laudo de solicitação você pode encontrar no site da Secretaria de Saúde, www.saude.sp.gov.br, lá você também encontra a lista completa dos medicamentos distribuídos gratuitamente e das farmácias de medicamentos especializados. No seu caso, Fernanda, que mora em Santo André, a farmácia mais próxima da sua casa fica no Hospital Estadual Mario Covas, que fica na Rua. Dr. Henrique Calderazzo, 321, no bairro Paraíso. Agora, para problemas menos graves nós temos o Programa Dose Certa, que distribui também gratuitamente 67 tipos de remédios básicos, como analgésicos, antitérmicos, antiinflamatórios, pomadas, além de medicamentos destinados à saúde da mulher e à saúde mental. Para municípios acima de 250 mil habitantes, o Governo do Estado encaminha para a Prefeitura os remédios da farmácia Dose Certa. Para municípios com menos de 250 mil habitantes, o próprio Governo do Estado distribui através das unidades de saúde. Desde 1995 já foram distribuídos 17 milhões de medicamentos.

Apresentadora: A Rita Luize, de São Paulo, comprou um aparelho de telefone sem fio e com dez dias de uso ele foi danificado por um raio. Ela diz que a garantia não cobre danos por fenômeno da natureza e pergunta: “o que fazer, governador?”.

Geraldo Alckmin: Por conta dos problemas que vem ocorrendo com o fornecimento de energia, o Governo do Estado lançou um mutirão de atendimento às vitimas das constantes quedas de luz em todo Estado. Esse mutirão atende em três frentes: pelo site do Procon, www.procon.sp.gov.br, existe uma área exclusiva para reclamações sobre os problemas elétricos. Há também o atendimento por telefone, através do número 151. E, por fim, existe o atendimento pessoal, que é feito nas unidades do Procon ou nos postos do Poupatempo. Para equipamentos eletrônicos e elétricos, como é seu caso Rita, o consumidor será ressarcido em no máximo 45 dias, para os outros casos, esse prazo vai variar de acordo com o problema. Se for comprovado o erro da empresa, a empresa ainda poderá receber multa através do Procon.

Apresentadora: Obrigada governador, e você também pode enviar perguntas para o www.saopaulo.sp.gov.br , na seção “Fale Conosco”.

Ouça e leia aqui a transcrição do programa Conversa com o Governador