Leia a íntegra do programa Governador Responde

Programa Governador Responde

ter, 26/07/2011 - 22h02 | Do Portal do Governo

Apresentadora: Governador, o Mário Rosa é engenheiro, mora no bairro da Mooca, aqui na capital, e quer entender melhor como vai funcionar a Central Flagrantes do Governo do Estado.  

Geraldo Alckmin: Olha, Mário, nós fizemos, você que é engenheiro, uma verdadeira reengenharia na Polícia Civil buscando ganhar eficiência. Antes, às prisões em flagrante eram encaminhas aos 93 Distritos Policiais da capital, agora, elas serão encaminhadas apenas para as Centrais de Flagrante. Hoje são quatro e serão nove a partir da semana que vem. É um para cada Seccional de Polícia. São oito seccionais, sendo que a 3ª Secional é muito grande, ela então terá duas Centrais de Flagrante. O objetivo é fazer com que as equipes da Polícia Civil que ficavam nas delegacias para registrar flagrantes tenham mais tempo para poder fazer investigações e elucidar crimes. Além disso, com a melhor eficiência e mais rapide, a equipe de policiais que levará o preso para a Central de Flagrante, poderá voltar à patrulha ostensiva mais rapidamente. Está semana, eu visitei a Central de Flagrante da 5ª Seccional na Zona Leste da capital. Essa nova tem 18 policiais civis operacionais divididos em três equipes, cada uma com um delegado, dois escrivães e três agentes operacionais. No total, o efetivo da central é de 40 policiais civis. São equipes maiores, de delegados trabalhando com mais eficiência, com o IML do lado, tudo para melhorar o atendimento ao cidadão e o trabalho de investigação da Polícia Civil.

Apresentadora: O Francisco Pereira, de Barretos, é motorista de caminhão e quer saber como fazer um Boletim de Ocorrência pela internet?

Geraldo Alckmin: Francisco, basta você entrar nos site da Secretaria da Segurança – www.ssp.sp.gov.br – e clicar no ícone Delegacia Eletrônica, lá você vai encontrar todas as explicações necessárias para registrar o seu Boletim de Ocorrência, o B.O.. Podem ser registradas as seguintes ocorrências pela internet: furto ou perda de documento, furto ou perda de celular, furto ou perda de placa de veículo, furto de veículo, desaparecimento de pessoa, encontro de pessoa desaparecida. É obrigado a informar um e-mail para receber o B.O., caso não possua e-mail próprio, você poderá indicar o e-mail de uma pessoa da sua confiança.

Apresentadora: Obrigada, governador. E você também pode enviar perguntas para o www.saopaulo.sp.gov.br na sessão Fale Conosco ou pelo Twitter do Governo de São Paulo, o @governosp.

Leia aqui a transcrição do programa Conversa com o Governador