Leia a íntegra do programa Governador Responde

Programa Governador Responde

seg, 21/02/2011 - 22h02 | Do Portal do Governo

Apresentadora: Governador Geraldo Alckmin, a Fernanda Amaral quer saber como é possível receber os créditos da Nota Fiscal Paulista. Ela sempre informa o CPF nas compras, mas nunca retirou…

Geraldo Alckmin: Olha, Fernanda, a Nota Fiscal Paulista é um exemplo de cidadania fiscal. Você pede a nota com o seu CPF, garantindo que o estabelecimento onde você compra está recolhendo os impostos, que serão usados na saúde, educação, segurança. E ainda você tem parte desse imposto devolvido diretamente para o seu bolso. Para participar do programa tem duas etapas simples: A primeira, que você já faz, é pedir a nota fiscal com o CPF em todas as suas compras. A segunda é entrar no site da Nota Fiscal Paulista, gerido pela Secretaria da Fazenda. O endereço é www.nfp, quer dizer Nota Fiscal Paulista, então é nfp.fazenda.sp.gov.br. Acesse o link “Acesso ao Sistema” e faça o seu cadastro. Todo o processo é extremamente seguro, mesmo as notas antigas que você já pediu com o CPF estarão lá. Você pode transferir esses créditos para a sua conta corrente, conta poupança ou ainda usar para abater o IPVA. A Nota Fiscal Paulista ainda permite que você ajude entidades assistenciais, basta deixar a nota sem CPF e doá-la para alguma entidade de sua preferência. Fernanda, com esse programa nós já devolvemos mais de R$ 3 bilhões de impostos aos contribuintes. Vá até o site, pegue o seu credito lá. É um direito seu.

Apresentadora: Governador, a Maria Elizabete de Melo esqueceu o RG no bolso da calça e colocou a roupa na máquina de lavar. Ela que saber como faz para tirar outro?

Geraldo Alckmin: Maria Elizabete, o RG é um documento que é expedido pela Secretaria de Segurança Pública. O seu caso é emissão da segunda via do RG. O ideal é você ir a um dos 28 posto fixos ou 7 móveis do Poupatempo, com uma foto 3×4, certidão de nascimento e uma cópia do seu RG antigo. Se não tiver essa cópia, até por conta do acidente com o seu documento, leve pelo menos o número do RG. O serviço custa R$ 26,18, mas pode ser gratuito para homens acima de 65 anos, mulheres acima de 60 anos, ou desempregados há mais de 6 meses. Os detalhes de como proceder estão no www.poupatempo.sp.gov.br . Agora quero aproveitar para comunicar que inauguramos dois novos Poupatempos neste final de semana, no sábado, Araçatuba e Marília agora já conta com Poupatempo, o melhor serviço de qualidade do nosso Estado. Quero ao longo dessa gestão, ampliar o Poupatempo, e levar o seu padrão de atendimento para outros órgãos, como o Detran, por exemplo.

Apresentadora: Obrigada governador. E você também pode enviar perguntas, basta entrar no site www.saopaulo.sp.gov.br e clicar na sessão “Fale Conosco”.

Ouça e leia aqui a transcrição do programa Conversa com o Governador