Leia a íntegra do programa Governador Responde

Programa Governador Responde

qua, 06/07/2011 - 22h02 | Do Portal do Governo

Apresentadora: Governador, o Renato Lopes, aqui da capital, teve o celular furtado e quer fazer uma queixa formal da demora que encontrou na hora de fazer o Boletim de Ocorrência na delegacia. Para quem ele deve recorrer?

Geraldo Alckmin: Renato, quero lembrar que nos casos em que não ocorra nenhum tipo de violência, como o caso do furto do seu celular, for furto ou perda de documentos, não é necessário ir à delegacia. O Boletim de Ocorrência pode ser feito pela internet, de maneira mais prática e rápida. O valor legal do registro é o mesmo, pois se trata de um documento oficial, emitido pela Polícia Civil e assinado por autoridade policial. Basta acessar o site www.ssp.sp.gov.br e registrar a ocorrência. Quanto ao atendimento nos distritos, a Polícia Civil de São Paulo, nós demos início nessa segunda-feira ao SAC, Serviço de Atendimento ao Cidadão, um canal direto entre a polícia e a população. Agora, você vai poder reclamar do atendimento prestado nas delegacias, como a demora na elaboração de Boletins de Ocorrência, por exemplo, sem que a pessoa precise se identificar para fazer a queixa. As reclamações poderão ser feitas pelo telefone (11) 3815-5446, ou o e-mail sac-decap@policiacilvil.sp.gov.br. Esse é o primeiro passo de um novo padrão de funcionamento que nós estamos implantando nas delegacias de polícia na capital. A primeira etapa das mudanças está sendo implantada na Zona Norte e na Zona Leste da cidade, em quatro delegacias seccionais: Norte, Leste, Itaquera e São Mateus. A previsão é que em 30 dias, todos os 93 distritos policiais de São Paulo já estejam funcionando nesse novo patamar, trabalhando sem interrupções, durante 24 horas e com efetivo reforçado nos horários de pico. As delegacias também vão passar a receber queixas não criminais, como falta de água, luz, problema com TV e internet.

Apresentadora: O Marcelo Maia, de Guarulhos, é mecânico e quer saber se há algum programa do Governo em que ele obtenha ajuda para arrumar emprego.

Geraldo Alckmin: Marcelo, em São Paulo nós temos o programa Emprega São Paulo, a maior ferramenta de intermediação de mão-de-obra do nosso Estado. Na semana passada, o Emprega São Paulo atingiu um recorde, que nos enche do orgulho e alegria: meio milhão de colocações no mercado de trabalho. Somente no período entre janeiro e maio deste ano foram inseridos 115.500 trabalhadores e trabalhadoras no mercado de trabalho, mais de 35% de aumento em relação ao mesmo período do ano passado. E o melhor é que o sistema é online e gratuito. Quem quiser se candidatar deve acessar www.emprego.sp.gov.br, clicar no ícone Emprega São Paulo, preencher o cadastro com os dados solicitados. Desde março de 2009, foi iniciado um sistema que utiliza as mensagens SMS para convocar os candidatos. Já foram enviadas mais de 1,5 milhão de mensagens. O contato para entrevistas de emprego também é feito via e-mail. Outra opção é comparecer a um Posto de Atendimento ao Trabalhador, o PAT, levar o RG, CPF e carteira de trabalho. É importante que o usuário mantenha os dados do cadastro atualizados para não perder a oportunidade de trabalho. Marcelo, existe um PAT em funcionamento aí no Poupatempo de Guarulhos, que fica no Bairro Macedo, na Rua José Campanella, número 189. Funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, e sábado, das 7h à uma da tarde. Hoje, o Emprega São Paulo tem mais de 31 mil vagas disponíveis em diversos segmentos, inclusive de mecânico. É correr para se cadastrar e boa sorte!

Apresentadora: Obrigada, governador! E você também pode enviar perguntas para o www.saopaulo.sp.gov.br, na seção Fale Conosco ou, para quem preferir, o Twitter do Governo do Estado é @governosp.

Leia aqui a transcrição do Programa Conversa com o Governador