Leia a íntegra do programa Governador Responde

Programa Governador Responde

ter, 28/06/2011 - 22h02 | Do Portal do Governo

Apresentadora: Governador, a Maria Clara, de Santa Cruz do Rio Pardo, quer saber como faz para ser beneficiada pelo programa de tarifa social da SABESP. Para quem não conhece, esse programa dá desconto de até 65% na conta de água.

Geraldo Alckmin: Maria Clara, a tarifa social da SABESP, ela auxilia a população de menor renda. Os requisitos para se enquadrar neste beneficio são: ter renda familiar até três salários mínimos, morar em imóvel de até 60 m² e consumir até 170 kWh de energia elétrica por mês. Esse beneficio é renovável a cada ano e é concedido quando a pessoa atende os três critérios e está com a documentação em dia. Quem se enquadra com as exigências deve procurar o atendimento em uma das unidades da SABESP, apresentar o RG, as últimas contas de água e energia elétrica, holerite com a renda familiar e o carne do IPTU. Através do cadastramento o beneficio é oferecido. A redução do valor é muito grande, para se ter uma ideia do efeito que uma tarifa tem para uma família de baixa renda, uma conta mínima residencial da SABESP hoje é R$ 21,50 com a aplicação da tarifa social esse valor cai para R$ 7,28. Hoje, um milhão de pessoas são beneficiados no Estado de São Paulo pela nossa tarifa social.

Apresentadora: Governador, o João Marcelo, aqui da capital, arrumou um novo emprego. E quer saber se é possível obter um certificado de antecedente criminal pela internet ou se ele precisa ir pessoalmente a uma delegacia.

Geraldo Alckmin: João, se o seu RG for do Estado de São Paulo é possível emitir o atestado de antecedentes criminais pela internet, sem nenhuma complicação. A emissão é rápida e simples, basta acessar o site da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, no link www.ssp.sp.gov.br, ir na área de serviços, clicar em atestado de antecedentes e preencher as informações solicitadas. Os atestados de antecedentes de pessoas que tem RG de outros Estados só podem ser requeridos pessoalmente nos postos do Poupatempo, tendo o documento em mãos. Agora, João, caso você não tenha computador vale procurar um dos postos do nosso Acessa São Paulo, onde você pode acessar facilmente a internet de graça, e fazer o seu pedido de atestado. Boa sorte no seu novo emprego.

Apresentadora: Obrigado governador. E você também pode enviar perguntas para o www.saopaulo.sp.gov.br na seção Fale Conosco, ou para quem preferir o Twitter do Governo do Estado é @governosp.

Leia aqui a transcrição do Programa Conversa com o Governador