Leia a íntegra do programa Governador Responde

Programa Governador Responde

qua, 15/06/2011 - 22h02 | Do Portal do Governo

Apresentadora: Governador, o Jairo Neves, aqui da capital, quer saber como vai funcionar o envio da carteira de habilitação definitiva via correio pelo Detran.

Geraldo Alckmin: Olha Jairo, o Detran já está informando cerca de 16 mil condutores, motoristas, que estavam com o documento provisório e que podem receber a partir de agora a Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, definitiva em casa. A meta é enviar 50 mil CNHs por mês. Para receber o documento sem sair de casa, é preciso ir a uma agência do Banco do Brasil, levar a permissão provisória para dirigir, ou o CPF, e pedir o recebimento do documento. É cobrado uma taxa de R$11 de envio, além dos R$28,79 que já é cobrado pela emissão. Até o final do mês, o Detran também vai oferecer o envio de permissão internacional para dirigir pelo correio, ou seja, antes, a pessoa tinha que ir três vezes no Detran ou no Ciretran – no interior – para poder, a CNH provisória, passar para a definitiva. Agora, ele não precisa ir mais nenhuma vez no Detran ou no Ciretran e vai receber em casa, pelo correio a CNH definitiva. Todos os detalhes estão no site do Detran, o www.detran.sp.gov.br.

Apresentadora: Governador, o Mário Soares, comerciante em São Bernardo do Campo, teve prejuízos com a recente pane de energia provocada pelos fortes vendavais e pelas fortes chuvas também. Ele pergunta como fazer para conseguir uma indenização, já que teve alguns aparelhos queimados.

Geraldo Alckmin: Mário, quem sofreu prejuízos com a recente queda de energia pode e deve pedir ressarcimento à concessionária de energia elétrica. Se houver problemas com o atendimento da empresa e você sentir que o seu caso não foi solucionado, você pode procurar o Procon. A lei do consumidor é clara: quando queimar um parelho e for de responsabilidade desses casos, a concessionária tem que indenizar em até 45 dias. Nesses casos como o seu, Mário, as reclamações devem ser encaminhadas no site www.procon.sp.gov.br, ou pelo número 151. Pode telefonar.

Apresentadora: Obrigada, governador. Você também pode enviar perguntas para o www.saopaulo.sp.gov.br na seção “Fale Conosco” ou, para quem preferir, o Twitter do Governo do Estado é @governosp.

Leia aqui a transcrição do Programa Conversa com o Governador