Leia a íntegra do programa Governador Responde

Programa Governador Responde

qua, 01/06/2011 - 22h02 | Do Portal do Governo

Apresentadora: Governador, o Roberto de Almeida de Mauá teve problemas com o carro e o mecânico disse que a causa é combustível adulterado. Ele pergunta se pode obter ajuda do Governo.

Geraldo Alckmin: Olha Roberto, essa questão de combustível adulterado, ela é muito séria e a Secretaria da Fazenda está em cima desses maus comerciantes com a operação De Olho na Bomba. São mais de 800 postos de combustíveis que tiveram a Inscrição Estadual cassada por irregularidade e adulterações. A Legislação Estadual prevê a cassação da Inscrição Estadual de postos, distribuidoras e transportadoras que estiverem com o combustível fora das especificações, além de multa da Secretaria da Fazenda, muitas vezes por sonegação fiscal, do Procon por lesão ao código de defesa do consumidor, e abertura de inquérito policial, no qual os proprietários respondem a processos civis e criminais. Nós permanentemente fazemos checagem nas bombas, com a presença do Ipem, que verifica a parte volumétrica se, realmente, quando você põe 30 litros estão entrando 30 litros de combustível no tanque de combustível do carro, e se a gasolina não está adulterada, se o álcool não esta aguado, se a gasolina não tem solvente, a qualidade do combustível. E também a parte fiscal. A lista completa de postos de combustíveis cassados pode ser consultado no site da Secretaria da Fazenda www.fazenda.sp.gov.br. Na realidade, todos eles estão fechados e lacrados. Mas, as vezes alguns por medida judicial voltam a funcionar, mas são casos raros esses. Roberto, qualquer orientação você pode obter também no www.procon.sp.gov.br , o Procon dará toda orientação, inclusive, com relação a indenização que o posto de gasolina tem que fazer no caso de ter trazido prejuízo para o motor do seu carro: www.procon.sp.gov.br

Apresentadora: Obrigada, governador. E você também pode enviar perguntas para o www.saopaulo.sp.gov.br  na seção Fale Conosco. Ou para quem preferir, o Twitter  do Governo do Estado é @governosp.

Leia aqui a transcrição do Programa Conversa com o Governador