Leia a íntegra do programa Governador Responde

Programa Governador Responde

ter, 03/05/2011 - 22h02 | Do Portal do Governo

Apresentadora: Governador, a Maria Clara, de Sapopemba, aqui na capital tem interesse nos cursos da Fábrica de Cultura, e pergunta, quando o projeto chega ao bairro dela?

Geraldo Alckmin: Maria Clara, em março desde ano, nós inauguramos o primeiro centro da Fábrica de Cultura na Vila Curuçá, na zona leste de São Paulo. A população tem acesso de graça a cursos e oficina voltados à formação em todas as áreas das artes e dos espetáculos: teatro, música, dança, artes plásticas, circo. Nesses primeiros dois meses, já temos 900 inscritos e quase todas as vagas estão preenchidas. Foi um sucesso! E agora, ainda este ano, vamos inaugurar mais duas unidades na zona leste: em Sapopemba, onde você perguntou, Maria Clara, teremos ainda agora no segundo semestre e no Itaim Paulista. Uma na zona norte na Vila Cachoeirinha e uma na zona sul no Jardim São Luis. No ano que vem teremos a de cidade Tiradentes, na zona leste, e Brasilândia na zona norte. As regiões foram escolhidas a partir de uma pesquisa realizada pela Fundação Seade que indica entre outras coisas, onde são os locais em que os jovens estão mais sujeitos a violência e são mais carentes de atividades culturais. Então Maria Clara, ainda este ano aí em Sapopemba você pode contar à comunidade da Fábrica de Cultura, um local que vai oferecer lazer e formação profissional na área cultural democratizando a cultura e ampliando as oportunidades para todas as pessoas.

Apresentadora: Governador, o Elias Passalaqua, de Botucatu, quer mudar a categoria da Carteira Nacional de Habilitação, e pergunta se já é possível usar os serviços do DETRAN no Poupatempo para isso?

Geraldo Alckmin: Elias, aí em Botucatu, você já pode procurar o Poupatempo para a realização de quatro novos serviços do DETRAN que antes só eram feito pelos CIRETRANs e um deles é justamente a mudança de categoria. Esse já é o primeiro passo de uma grande transformação que vai levar o padrão do Poupatempo para todos os serviços do DETRAN. Isso vai trazer mais qualidade de atendimento ao cidadão e mais segurança para o Estado, porque vamos liberar mais 1.300 policiais que hoje trabalham no DETRAN para atuar no combate a criminalidade e fortalecer a segurança no Estado de São Paulo. Além da mudança de categoria, os outros serviços, Elias, que agora podem ser realizados no Poupatempo, são cadastros para a primeira habitação, adição de categoria e reabilitação do condutor. Esses serviços já funcionam em 10 unidades do Poupatempo e até o final de maio vão estar em 23 postos de todo o Estado. Você pode acompanhar todas as novidades do DETRAN pelo site da Secretaria de Gestão Pública que é www.gestaopublica.sp.gov.br.

Apresentadora: Obrigada, governador. E você, também pode enviar perguntas para o www.saopaulo.sp.gov.br na seção Fale Conosco.

Leia aqui a transcrição do Programa Conversa com o Governador