Lei Antifumo contribui com quem deseja parar de fumar

Determinação em vigor desde 2009 mudou hábitos dos paulistas

sex, 29/05/2015 - 20h33 | Do Portal do Governo

Todo paulista sabe apontar algum benefício que a Lei Antifumo, em vigor desde agosto de 2009, trouxe para seu cotidiano, começando pelo fato de não ter mais a nuvem de fumaça em ambientes fechados. A determinação fez com que as pessoas mudassem seus hábitos para melhor e, nos melhores casos, repensassem sua relação com o cigarro.

Para a diretora do ambulatório de tratamento do tabagismo do Incor, Jaqueline Issa, “a lei teve um impacto significativo na redução dos males causados pelo fumo passivo e também ajudou quem queria parar de fumar”.

A lei proibiu fumar em ambientes fechados de uso coletivo como bares, restaurantes e casas noturnas, com o intuito de combater o tabagismo passivo, terceira causa de mortes evitáveis segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

O tabagismo passivo é uma combinação complexa de mais de 4.700 substâncias químicas na forma de partículas e gases, incluindo irritantes e tóxicos sistêmicos tais como cianeto de hidrogênio, dióxido sulfúrico, monóxido de carbono, amônia e formaldeído. A fumaça de segunda mão também contém carcinógenos e mutagênicos tais como arsênico, cromo, nitrosamidas e benzopireno, sendo que muitas dessas substâncias químicas são tóxicas reprodutivas, tais como a nicotina, cadmium e monóxido de carbono.

A fumaça do cigarro também é uma importante fonte de poluição do ar interno, causando efeitos imediatos em fumantes passivos e ativos, tais como irritação ocular e nasal, dor de cabeça, dor de garganta, vertigem, náusea, tosse e problemas respiratórios.

Do Portal do Governo do Estado