Lazer: Viver no Parque terá várias opções para o Dia das Crianças

Atividades contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora

qua, 11/10/2006 - 17h16 | Do Portal do Governo

O Projeto “Viver No Parque”, que acontece aos finais de semana e feriados no Parque da Juventude, preparou uma programação especial para comemorar o Dia das Crianças com várias oficinas gratuitas de lazer e cultura.

Nesta quinta-feira (12/10), das 9 às 13 horas, e das 14h30 às 17h30, os pequenos vão aprender malabarismo, laço de laçada, fita e laço de giro falso. Além da diversão, essas atividades contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora, trabalham com o reflexo e concentração e aumentam a consciência espacial das crianças.

Outra opção para a turminha são as sessões do Contador de Histórias Cláudio Oliveira, que inclui em seu repertório, os melhores clássicos infantis. Além de ouvir, a garotada poderá participar de uma das histórias. Os pequenos também assistir ao Teatro de Fantoches ou participar da Oficina de Dança com Cantigas de Rodas, entre outras atrações.

Depois de todas essas atividades os pequenos poderão ainda andar de bicicleta e descansar debaixo das árvores remanescentes da Mata Atlântica.

A integração social, através das artes, é uma das metas do programa, que pretende diversificar as ações já desenvolvidas a fim de ampliar a freqüência do público. Para isso, a Secretaria pretende manter regularmente espaços definidos no interior do Parque, nos quais o público poderá praticar diferentes atividades nos finais de semana.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer e realizado em convênio com a entidade ECO – Associação para Estudos do Ambiente, o projeto oferece atividades gratuitas de arte-educação, lazer, cultura e cidadania. O objetivo é dar aos jovens, de 12 a 24 anos, e aos moradores da região, a oportunidade de vivenciar experiências e se desenvolver por meio de elementos de cultura.

São nove oficinas ministradas até o início do de 2007: Contadores de Histórias, Noções de Jardinagem, Recreação Circense, Dança, Arte Sucata, Construindo o Lazer e Teatro de Fantoches, além de Yoga e Tai Chi Chuan. As sete primeiras acontecem aos sábados, domingos e feriados, disponibilizando mil vagas por dia. Já as aulas de Yoga e Tai Chi Chuan são realizadas de terça e quinta, e quarta e sexta, das 9 às 10 horas, respectivamente, com 25 vagas. Para participar basta comparecer antes do início das atividades. A expectativa é atender nesta fase aproximadamente 58 mil pessoas.

Oficinas

Contador de Histórias: não serão apenas as crianças que mergulharão no mundo mágico das histórias. Os adolescentes que participarem das atividades também poderão se transformar em futuros criadores e contadores de histórias. A intenção é que, no final do ano, muitos jovens estejam fazendo a alegria dos freqüentadores, com suas criações e performances.

Teatro de Fantoches: proporciona o acesso a uma das formas mais antigas de teatro, além de ministrar aulas para a construção de bonecos. Esta oficina também trabalhará a cultura popular e o estímulo aos movimentos de dedos, mãos e braços.

Recreação Circense: serão oferecidos exercícios de aquecimento e experimentação dos materiais específicos desta arte, com o objetivo de desenvolver a expressão corporal.

Dança: três modalidades são trabalhadas: Dança de Rua, Danças Urbanas e Dança de Salão. Desinibir-se e exercitar-se são alguns dos resultados instantâneos que esta oficina proporciona, além de despertar nos jovens o prazer de dançar e criar suas coreografias através dos ritmos trabalhados.

Jardinagem: além de ministrar noções de jardinagem, esta atividade trabalhará questões básicas, como a conscientização do jovem e o apoio à manutenção dos espaços verdes do Parque da Juventude, que podem até ser recuperadas durante as oficinas. Outra ação a ser trabalhada é a doação de mudas para replantio a fim de incentivar a preservação ambiental e a prática da cidadania.

Arte Sucata: noções de aproveitamento de materiais descartáveis e novos usos como elementos artísticos ou utilitários são algumas das propostas desta oficina, além de estimular a consciência ecológica entre os participantes durante o desenvolvimento das aulas.

Construindo o Lazer: lições e práticas para a construção de brinquedos, jogos e instrumentos musicais, entre outros, são alguns dos destaques desta oficina, que trabalha com o aproveitamento de materiais descartáveis, lidando com o lúdico e a conscientização.

Tai Chi Chuan: através de movimentos circulares e respiratórios, a atividade busca auxiliar o alongamento do corpo e a ativação da circulação do praticante, relaxando os músculos e oferecendo uma melhor qualidade de vida.

Yoga: por meio de exercícios de relaxamento, busca a tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade dos participantes.

Serviço:

Projeto Viver no Parque

Oficinas de lazer e cultura: 2 mil vagas sábados e domingos

Horários: sábados e domingos, das 9h às 13h; e das 14h30 às 17h30.

Yoga (3ª. e 5ª.) e Tai chi chuan (4ª. e 6ª.): 25 vagas por dia, das 9h às 10h.

Inscrições gratuitas

Shows musicais no  2o  e 3º domingo do mês, sempre às 11h.

Parque da Juventude

Av. Zaki Narchi, 1309 – Santana (Metrô Carandiru)Da

Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer