Lazer: “Viver no Parque” conquista público e comerciantes

Nos três meses iniciais de sua existência, o projeto "Viver no Parque" já atendeu 19.518 pessoas

seg, 27/03/2006 - 20h49 | Do Portal do Governo

O Secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer Lars Grael visitou neste domingo (26) o Parque da Juventude, o único da Zona Norte com atividades de esportes, cultura e lazer. No local funciona o projeto “Viver no Parque”, que oferece semanalmente 1.200 vagas gratuitas para oficinas de Contadores de Histórias, Noções de Jardinagem, Recreação Circense, Vem Dançar e Arte Sucata. As atividades são realizadas sempre aos sábados e domingos, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Para participar basta se inscrever com 30 minutos de antecedência.

Nos três meses iniciais de sua existência, o projeto “Viver no Parque” já atendeu 19.518 pessoas e conquistou os moradores de diversos bairros da Zona Norte. Amanda Pacheco Mello, 19 anos, moradora do Jd. Brasil, freqüenta as aulas de Recreação Circense desde sua inauguração em janeiro. “Este projeto é maravilhoso. Tem atividades para todas idades. Eu venho sempre aos domingos,  faço minha aula de Circo e depois levo minha filha para participar da Oficina de Contador de Histórias. Espero que continue. A região precisa de bons projetos com este”, enfatiza Amanda.

O “Viver no Parque” oferece inúmeras atividades gratuitas de arte-educação, lazer, cultura e cidadania. O objetivo é dar aos moradores da região que freqüentam o local, a oportunidade de vivenciar experiências e se desenvolver por meio de elementos de cultura. A expectativa é que o projeto atenda mais de 21 mil pessoas, nos quatro primeiros meses de realização, entre janeiro e abril.

A implantação do projeto revitalizou a região e contribuiu também para o comércio local. “Era uma área abandonada, onde os ratos passeavam livremente. Hoje tudo mudou. O “Viver no Parque” trouxe cultura, segurança e higiene para o local. O público tem adorado e comparecido, o estacionamento está sempre lotado. E o movimento do meu comércio aumentou. Hoje o público vem para o parque e depois vai almoçar no meu estabelecimento.”, conta Nelson de Carvalho, proprietário do restaurante Cara Nova.

“O sucesso do projeto é a qualidade dos profissionais envolvidos”. Esta é a opinião da farmacêutica Marize Gouveia, moradora de Santana, que veio ao parque com seu pai Mário Gouveia e a mãe Nair Fernandes Gouveia. O domingo foi um dia emocionante para a família Gouveia, que conheceu todas as oficinas: Seu Mário, de 77 anos, é portador do Mal de Alzheimer há 17 anos e ao ver a oficina de Dança de Salão não resistiu e pediu para dançar com a esposa Nair. “Papai ficou tão feliz quando viu as pessoas aprendendo a dançar que também quis participar. Aqui em contato com a música, a dança e a arte, ele revive emoções que estavam faltando. O empenho destes orientadores é fascinante”, disse emocionada Marize Gouveia para o secretário Lars Grael.

“Declarações como esta é o que nos levam a seguir adiante com projetos como o Viver no Parque, onde  os participantes têm um contato com diferentes linguagens, técnicas e idéias  que ajudam a desenvolver sua capacidade de interferir e interagir”, comenta o secretário Lars Grael, um entusiasta do projeto.

No parque também são realizadas campanhas para doação de sucatas, livros, vasos, entre outros materiais utilizados em atividades posteriores. “Trata-se de uma forma de estimular o espírito de solidariedade, contribuir para a formação e aprimoramento dos participantes, além de colaborar para o surgimento de novos talentos”, observa Grael.

Oficinas

Contador de Histórias: Crianças e adolescentes mergulham no mundo mágico das histórias e podem se transformar em futuros criadores e contadores de histórias.

Noções de Jardinagem: As noções sobre jardinagem ajudam no processo de conscientização dos jovens na manutenção dos espaços verdes do Parque, incentivando a doação de mudas para replantio , além de incentivar a preservação ambiental e a prática da cidadania.

Recreação Circense: São oferecidos exercícios de aquecimento e experimentação dos materiais específicos desta arte, desenvolvendo a expressão corporal.

Vem Dançar: Desinibir-se e exercitar-se são alguns dos resultados instantâneos que esta oficina proporciona, além de despertar nos jovens o prazer de dançar e criar suas coreografias através dos ritmos trabalhados.

Arte Sucata: Noções de aproveitamento de materiais descartáveis e novos usos como elementos artísticos ou utilitários são algumas das propostas desta oficina, além de estimular a consciência ecológica entre os participantes durante o desenvolvimento das aulas.

SERVIÇO

PROJETO VIVER NO PARQUE

05 oficinas de lazer e cultura: até 60 vagas em cada uma e em cada turno

Horários: sábados e domingos, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Inscrições gratuitas 30 minutos antes do início das atividades

Local: Parque da Juventude: Av. Zaki Narchi, 1309 – Santana – Metrô Carandiru

C.A.